Banca de DEFESA: GLAUCIA RIBEIRO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCIA RIBEIRO LIMA
DATA : 30/11/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Google meet: meet.google.com/mit-pgky-tdw
TÍTULO:

 

CORAÇÃO MADEIRA: patriarcado e autoficção na narrativa de autoria feminina produzida em Mato Grosso


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Autoficção. Literatura de autoria feminina. Literatura produzida em Mato Grosso. Patriarcado. Coração Madeira.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo analisar o limiar entre a protagonista de Coração Madeira (2020) e a autora do romance em tese, Marli Walker, e a presença da mulher na colonização do sertão amazônico a partir da protagonista, considerando a literatura de autoria feminina, o patriarcado e o feminismo. O romance selecionado para este estudo apresenta uma narrativa construída em meio ao processo de colonização do norte de Mato Grosso e os desafios que a mulher precisa enfrentar numa sociedade patriarcal. A protagonista, Filha do Meio, que consegue se libertar das amarras do patriarcalismo e empoderar-se, contrapõe-se a muitas mulheres que ficaram no anonimato durante o processo de colonização do sertão amazônico. Para a análise do romance, esta pesquisa contempla como o patriarcado se consolidou na sociedade e as suas implicações na vida social das mulheres ao longo dos séculos. Ademais, buscou-se demonstrar como o surgimento do feminismo influenciou a mulher a ascender na sociedade e conquistar, ainda que gradativamente, um lugar de direito em várias esferas sociais, pois com conquistas advindas do movimento feminista, a mulher vem ecoando sua voz também por meio da escrita literária. Para compor as análises, utilizou-se das teorias que conceituam a autoficção, termo este cunhado por Serge Doubrovsky (1977). Esse aspecto criado pelo autor geralmente é utilizado pela crítica literária nas narrativas que contemplam características autobiográficas em textos ficcionais. Nesse sentido, essa pesquisa se vale também das contribuições de Vicent Colonna, que estão presentes em Ensaios sobre autoficção (2014). Foram utilizadas, ainda, obras que abordam o patriarcado, o feminismo e as produções de autoria feminina, dentre elas Gênero, patriarcado, violência (2015), de Haleieth Iara Bongiovani Saffioti; O segundo sexo (2016), de Simone de Beauvoir e A mulher na história da literatura (2015), de Cecil Jeanine Albert Zinani. A fim de investigar a literatura produzida em Mato Grosso, foram recuperadas as contribuições de Marli Walker com Mulheres silenciadas e vozes esquecidas: Três séculos de Poesia feminina em Mato Grosso (2021) e de Hilda Magalhães com Literatura e poder em Mato Grosso (2002).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 29189002 - ANTONIO APARECIDO MANTOVANI
Interno - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - JULIANA PRIMI - USP
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 20:08
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1