Banca de DEFESA: SANDRA BORSARI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA BORSARI
DATA : 28/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

Professores de Língua Portuguesa, percepções e práticas de uso das tecnologias digitais em escolas públicas Mato Grossenses.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Digital, professores de Língua Portuguesa, formação continuada, ensino e aprendizagem.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A pesquisa intitulada “Professores de Língua Portuguesa, percepções e práticas de uso das tecnologias digitais em escolas públicas mato-grossenses”, se propôs a verificar as condições em que se dá a inserção dos recursos tecnológicos nas escolas públicas do município de Marcelândia – MT e como estes podem contribuir na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa e no processo de ensino - aprendizagem dos alunos.Sabemos que as TICs aliadas à educação podem acrescentar valores, visando uma aprendizagem significativa aos alunos, porém, mesmo com este potencial, existem inúmeras barreiras que impedem ou dificultam sua utilização pelos professores nas escolas públicas. Com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, fundamenta-se metodologicamente nos vieses da pesquisa qualitativa e interpretativista de Bauer e Gaskell (2003), Bortoni-Ricardo (2008); e também na pesquisa quantitativa de Lakatos e Marconi (2005). Leituras como Nóvoa (1998,2000), Pereira (2009), Gatti (2003), Santos e Silva (2018), Geraldi (2013), Doretti e Belutti (2011), Antunes (2003) Moran (2000), e os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN-LP), a Base Nacional Curricular (BNCC), as Orientações Curriculares da área de Linguagem (OCL-MT), que guiam e orientam a expansão de conhecimento teórico e prático do ensino de Língua Portuguesa, bem como, bem como as políticas públicas que incentivam a  inserção da Tecnologia Digital na educação. Para o desenvolvimento da pesquisa, o processo orientou-se pelos seguintes questionamentos: Como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são inseridas nas experiências cotidianas e nos processos de ensino de professores de Língua Portuguesa? Quais desafios se apresentam, de acordo com os professores de Língua Portuguesa das escolas públicas de Marcelândia, sobre a utilização das TIC nas práticas pedagógicas? Quais significados os docentes de Língua Portuguesa atribuem aos processos formativos em TIC? O desenvolvimento da pesquisa aconteceu com um grupo de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental anos finais (6º a 9º ano) de escolas públicas do município de Marcelândia – MT, que por meio de narrativas, relataram as práticas desenvolvidas ao utilizar a TIC no contexto social e escolar, os desafios que enfrentam ao usar a TIC na escola, além de apontarem a necessidade de formações para o uso da TIC.A análise de dados demostrou que os professores gostam de utilizar os recursos tecnológicos na sala de aula, mas a falta de conhecimentossignificativos e habilidades necessárias ao professor impossibilita uma prática eficiente. Desta forma, cabe ao governo federal e estadual fomentar políticas públicas que direcionem capacitações que privilegie as reais necessidades do professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 52936012 - JULIANA FREITAG SCHWEIKART
Interno - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Interno - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Externo ao Programa - 74485018 - HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA
Externo à Instituição - ULISSES TADEU VAZ DE OLIVEIRA - UFMS
Notícia cadastrada em: 31/08/2020 16:54
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1