Banca de DEFESA: SOLANGE GREQUI DA CRUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SOLANGE GREQUI DA CRUS
DATA : 21/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PROFLETRAS SINOP
TÍTULO:

COM TIRINHAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, TAMBÉM SE ENSINA E SE APRENDE  A LER E A ESCREVER


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Portuguesa. BNCC. Multimodalidade.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

O estudo tem como objetivo destacar a importância do gênero textual Tirinhas no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, porque ele é considerado atrativo, além de tratar de diversos temas do cotidiano, o que propicia uma reflexão sobre questões sociais e culturais de forma leve e descontraída. Ademais, as Tirinhas é um recurso valioso para estimular os estudantes a se envolverem com a leitura e a escrita, em um contexto em que a formação de jovens leitores capazes não apenas de reconhecer as letras, mas também de interpretar e utilizar textos em seu cotidiano é um desafio. Nesta perspectiva, esta pesquisa visa promover o letramento do aprendiz, por meio de uma sequência didática ancorada nos princípios de Dolz, Noverraz e Schneuwly, (2004) que sugerem um conjunto de atividades que têm como meta melhorar a leitura, a escrita e os resultados das avaliações internas e externas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, localizada no munícipio de Juína, Estado de Mato Grosso, no que se refere à abordagem do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), com ênfase nas Tirinhas. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo, cuja metodologia não se baseia na produção e análise de dados numéricos, mas sim em um conjunto de práticas que resultam em uma representação interpretativa do mundo. Visa-se oferecer aos estudantes suporte para aprimorar suas habilidades em leitura e escrita em textos multimodais, bem como fortalecer seu letramento. As Tirinhas são recursos que motivam os estudantes a se interessarem pela leitura, escrita e interpretação de textos, tornando-se assim um material valioso para o desenvolvimento educacional. A pesquisa conta ainda com anotações em caderno de campo realizado durante a observação das oficinas e de um questionário estruturado aplicado aos estudantes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo à Instituição - NATANIEL DOS SANTOS GOMES - UEMS
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 10:57
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1