Banca de DEFESA: JANIA MARIA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANIA MARIA DO NASCIMENTO
DATA : 09/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/aqp-zfhk-izg
TÍTULO:

OS CÍRCULOS DE LEITURA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA LITERATURA INDÍGENA DE DANIEL MUNDURUKU: FORMAÇÃO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

literatura indígena, identidade, resistência, formação, leitor.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O projeto de pesquisa de intervenção, que ora apresentamos, foi produzido e desenvolvido à luz de uma  inquietação que, diariamente, na sala de aula, toma
conta dos educadores, principalmente da educação básica: como incentivar a leitura
literária com vistas à formação do leitor competente? É sob esse viés que “Os
círculos de leitura e a construção de sentidos no ensino da literatura indígena
de Daniel Munduruku: formação, identidade e resistência” se desenha.
Desenvolvido com uma turma de sexto ano do Ensino fundamental, no Centro
Municipal de Educação Básica Integral Caminhos do Saber, de Nova Mutum – MT,
com o objetivo de reconhecer a importância da literatura indígena por meio do
acesso, mediação e reflexão acerca de sua relevância na construção de sentidos
preconizando a valorização e o respeito à diversidade cultural, a partir da promoção
do contato e engajamento dos alunos, na perspectiva da formação do leitor
competente por meio do letramento literário. A intenção dialoga com o que prevê a
Lei nº.11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para
incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.Com aporte teórico balizado pelas concepções de
leitura e letramento literário, presentes na obra de Cosson (2020) e Petit (2017),
Freire(1982); formação do leitor, Solé(1998), Colomer (2007), Cosson (2020);
literatura e literatura indígena, Todorov (2012), Candido (2011), Munduruku (2020),
Graúna (2013), Thiel (2013), Jecupé (2007). Para as considerações acerca de
concepções de leitura e estratégia metodológica, aplicada na sala de aula,
recorremos a proposta desenvolvida na obra “Como desenvolver os círculos de
leitura na sala de aula”, de Cosson (2021).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Interno - 66115002 - MARTA HELENA COCCO
Externo à Instituição - ROSEMAR EURICO COENGA - UNIC
Notícia cadastrada em: 28/09/2023 15:44
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1