Banca de DEFESA: CLEIDE NASCIMENTO DE CARVALHO CAMARGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEIDE NASCIMENTO DE CARVALHO CAMARGO
DATA : 05/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ibs-nuqu-joj
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DO LEITOR: DO CONTO MATO-GROSSENSE DE AUTORIA FEMININA AO HIPERDIÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação do leitor; literatura mato-grossense; Não presta pra nada; letramento literário; hiperdiários.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Este estudo intitulado A formação do leitor: do conto mato-grossense de autoria feminina ao hiperdiário teve por objetivo trabalhar a formação do leitor, a partir da literatura mato-grossense de autoria feminina, considerando o letramento literário, no sentido de promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio de leituras de contos e produções de hiperdiários. Além do mais, em consonância com as habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018), levou-se em conta o leitor fruidor e a diversidade que deve conduzir a organização do currículo, contemplando a literatura de autoria feminina. Assim, esse projeto foi desenvolvido na turma do 9º Ano C, do Ensino Fundamental da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva, na cidade de Alta Floresta-MT. Nesse sentido, buscou-se a fundamentação teórico-metodológica, principalmente, nas contribuições de Antonio Candido (1972, 2004); Carlos Ceia (1961); Colomer (2007); Dias (2016); Gotlib (2004); Jouve (2012); Kleiman (2007); Machado (2005); Michèle Petit (2008); Rouxel (2012); Silva Dias (1994); Thiollent (1986); Todorov (2009). Na proposição didática, trabalhou-se com a obra Não presta pra nada que é composta por 12 contos (especificamente selecionamos os contos “Cinco Marias”, “O bordado”, “Roupa suja” e “Motivo”), de Marta Helena Cocco (2020), para leitura e discussão em sala de aula e, como produto, os alunos produziram diários digitais, que foram denominados de hiperdiários. Desse modo, na efetuação das atividades em sala de aula, o trabalho inspirou-se na Sequência Básica de letramento proposta por Cosson (2018) e nas estratégias de leitura de Isabel Solé (1988). Acredita-se que essa proposta interventiva contribuiu de forma efetiva para a proficiência dos alunos. E, isso foi perceptível na participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula e nas suas produções. Como resultado, o produto educacional gerado foi a produção de um e-book com os hiperdiários produzidos pelos discentes.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Interno - 29189002 - ANTONIO APARECIDO MANTOVANI
Externo à Instituição - SIMONE CAPUTO GOMES - USP
Notícia cadastrada em: 21/06/2023 09:34
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