Banca de DEFESA: LILIANE LENZ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANE LENZ DOS SANTOS
DATA : 23/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa via Google Meet PPGEL
TÍTULO:

LITERATURA JUVENIL E MEDIADORES DE LEITURA: FRONTEIRAS E LIMITAÇÕES DE RECEPÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Mediadores de leitura; Estética da Recepção; literatura juvenil; leitura da literatura; horizontes de expectativas.


PÁGINAS: 328
RESUMO:

Esta tese de doutoramento procura cotejar a visão de alguns mediadores de leitura, uma vez que estes são os grandes responsáveis por apresentar a obra literária no ambiente escolar. A pesquisa surgiu pelo desejo de observar como a leitura da literatura tem sido discutida dentro do ambiente escolar e como os professores de Língua Portuguesa, mediadores de leitura, têm enxergado e se envolvido com obras esteticamente elaboradas, ou seja, emancipadoras e obras mercadológicas, também chamadas de literatura de massa. Por meio do Método Recepcional, descrito por Aguiar e Bordini (1988), pautado na Estética da Recepção, que foi apresentada inicialmente por Jauss (2003) e Iser (1996, 1999), adentramos ao ambiente escolar e tivemos contato direto com 19 mediadores a quem convidamos a fazer parte da pesquisa. A partir desse contato foi possível determinar o horizonte de expectativas desses mediadores e depois oferecemos a eles duas obras para leitura, O abraço, de Lygia Bojunga e Fale!, de Laurie Halse Anderson, com o intuito de verificar a recepção de cada uma e se elas atendiam, rompiam, questionavam e ampliavam os seus horizontes de expectativas. Como suporte teórico, apoiamo-nos nos seguintes autores: Candido (1972, 2011a, 2011b, 2011c, 2013a, 2013b); Jauss (2003); Adorno (S/D); Lima (2001); Eco (1993, 2013a, 2013b); Campos (2010); Iser (1996, 1999); Caldas (2000); Sodré (1985); Rudiger (1996); Magnani (1997, 2011); Bordini e Aguiar (1988); Abreu (1999); Lajolo e Zilberman (1991a, 1991b, 2019); Zilberman (1986, 1991, 2004), entre outros. O resultado da pesquisa foi surpreendente, porque ao analisar a recepção das obras pudemos visualizar a relação histórica que o professor mediador tem com o livro, as barreiras construídas por conta da desvalorização social, as lacunas deixadas pela formação acadêmica, as exigências por parte dos documentos do governo do Mato Grosso que orientam a ação em sala de aula, e que ao mesmo tempo afastam o mediador das obras literárias, e perceber como esse conjunto de ações embota a percepção que estes deveriam ter para ampliar os seus horizontes de expectativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131983001 - AROLDO JOSE ABREU PINTO
Interno - 005.157.981-26 - EPAMINONDAS DE MATOS MAGALHAES - IFMT
Externo ao Programa - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Externo ao Programa - 82304001 - JESUINO ARVELINO PINTO
Externo à Instituição - ROSEMAR EURICO COENGA - UNIC
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 07:46
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