Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELLI JAQUELINE DE PAULA MENEGHETTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIELLI JAQUELINE DE PAULA MENEGHETTI
DATA : 09/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

EMANCIPAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL II ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Rildo Cosson. Letramento. Literário.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O letramento de uma forma em geral é um dos grandes desafios da educação brasileira, resultando muitos analfabetos funcionais. A literatura pode ser apontada como um dos caminhos para resolução deste cenário. No entanto, é necessário que sejam realizadas ações de letramento literário por parte dos educadores e da escola em geral, promovendo nestes indivíduos o “gosto” e a motivação pela leitura. Dentro deste contexto, o objetivo deste estudo foi introduzir o letramento literário para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental (13 e 14 anos), através da apresentação de dois contos, e, utilizando a metodologia básica de Rildo Cosson (2006). O estudo foi realizado em uma Escola Estadual na cidade de Sorriso/MT. Após a aplicação foi possível observar que esta faixa etária possui grande resistência a leitura, porém, a introdução através de contos que sejam de interesse coletivo podem ser uma importante ferramenta para que este aluno se torne um leitor. Para dar suporte à pesquisa, foram utilizados embasamento teórico e crítico de alguns pesquisadores, a saber: Candido (2011, 2002 e 1972), Hunt (2006), Jouve (2002), Colomer (2007), Soares (1999) e, Bordini e Aguiar (1988), dentre outros que auxiliaram no estudo proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131915001 - ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
Interno - 131983001 - AROLDO JOSE ABREU PINTO
Externo à Instituição - ROSEMAR EURICO COENGA - UNIC
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 14:30
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1