Banca de DEFESA: ADEILTON ALEXANDRE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADEILTON ALEXANDRE DA SILVA
DATA : 26/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula virtual do PPGEL-UNEMAT
TÍTULO:

DE AFRICANO A AFRO-BRASILEIRO:A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADEAFRODESCENDENTE EMHISTÓRIAS DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Conceição Evaristo. Literatura Afro-brasileira. Narrativa. Ancestralidade. Cultura Negra.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Esta pesquisa tem como corpus de análise a coletânea de contos Histórias de leves enganos e parecenças (2016), de Conceição Evaristo. A obra é composta por 13 contos, incluindo microcontos e uma novela. As narrativas possuem aspectos em comum, que permitem a ligação entre elas pela viga temática e arquitetura da coletânea. Quanto às vigas temáticas que são basilares na produção em prosa de Evaristo, a evocação às histórias dos afrodescendentes é o que mais se encontra. Dessa forma, perquirimos alguns aspectos mais pungentes nessa coletânea para engendrar o presente estudo: a predominância da memória ancestral, da oralidade e as relações com a cultura africana que se revitaliza com frequência na obra. Nesta pesquisa defendeu-se a hipótese de que a escritora Conceição Evaristo traduz em sua produção literária afro-brasileira contemporânea os “rastros-resíduos” (GLISSANT, 2014) da cultura africana em movimento diaspórico para o Brasil. O “realismo animista” que se presentifica e que auxilia na evocação cosmogônica da cultura africana dá dimensões eloquentes para as narrativas que, por sua vez, apresentam personagens conscientes de suas condições e realidades, mas sempre dispostos a resistir às pressões do status quo, que engendra ainda hoje as relações de poder demarcadas pelas heranças do período escravocrata, sempre encontrando uma “janela mágica” que possibilita alentos ou fuga, por instantes, da realidade dura e cruel que incide na vida cotidiana de pobres e negros. O termo-conceito “escrevivência”, de Evaristo, também precisou ganhar espaço nesta pesquisa; procuramos investigar a forma como ele opera na produção evaristiana. Nesse sentido, esta pesquisa se justifica pelo papel fundamental que a produção de Conceição Evaristo tem no processo de construção da identidade afrodescendente. Nessa perspectiva, Histórias de leves enganos e parecenças possibilitou, além de contextualizar e dar-nos entendimento dos lugares ocupados por Evaristo na cena literária brasileira atual, também compreender como se configurou e se configura todo o processo das questões étnicas e raciais envolvendo os afrodescendentes, corroborando para o objetivo geral deste estudo: De africano a afro-brasileiro. A metodologia da pesquisa se pautou pelo levantamento bibliográfico a partir da investigação de textos de Prandi (2001); Candido (2003); Proença (2004); Fonseca (2006); Duarte (2007); Evaristo (2010); Souza (2017), entre outros. Verificou-se, por fim, que as narrativas são múltiplas de significações, representam valores culturais que perpassam e ultrapassam as conjunturas que o período colonial logrou para os negros e seus descendentes. Constatou-se, também, a importância do caminhar de Evaristo, bem como a de escritores negros que primam pela manutenção e preservação da cultura negra traduzida na cultura brasileira nos dias de hoje.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 82353001 - HELVIO GOMES DE MORAES JUNIOR
Interno - 82424001 - WALNICE APARECIDA MATOS VILALVA
Externo à Instituição - JOSÉ FLÁVIO DA PAZ - UNIR
Notícia cadastrada em: 06/09/2022 10:00
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