Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE LENZ DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANE LENZ DOS SANTOS
DATA : 26/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Qualificação On-line PPGEL
TÍTULO:

LITERATURA JUVENIL E MEDIADORES DE LEITURA: FRONTEIRAS E LIMITAÇÕES DE RECEPÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Mediadores de leitura; Estética da Recepção; literatura juvenil; leitura da literatura; horizontes de expectativas.


PÁGINAS: 290
RESUMO:

Esta tese de doutoramento procura cotejar a visão de alguns mediadores de leitura, uma vez que estes são os grandes responsáveis por apresentar a obra literária no ambiente escolar. A pesquisa surgiu a partir dos resultados obtidos em nossa dissertação de mestrado, defendida em 2015. Nela, analisamos a recepção de duas obras pelo público juvenil, sendo uma esteticamente elaborada e outra marcada pelas especificidades e limitações da literatura de massa. Os resultados apontaram para o fato de que a literatura humanizadora permitiu que boa parte dos alunos saísse do lugar comum e conseguisse ampliar seus horizontes de expectativas. Assim, consideramos relevante analisar a recepção de duas diferentes obras também entre os mediadores de leitura no contexto escolar, com o intuito de observar se estes mediadores exercitam sua competência de percepção estética diante de uma obra ficcional. Para atingir tal fim, convidamos dezenove mediadores das escolas estaduais urbanas da cidade de Juara, Mato Grosso, e oferecemos as obras O abraço, de Lygia Bojunga e Fale!, de Laurie Halse Anderson, ambas explorando o tema do estupro, mas com enfoques, percepções e enfrentamentos bastante distintos sobre esse tema fraturante, sendo a primeira elaborada de forma aberta e a segunda aproximando-se do que comumente chamamos de autoajuda. Utilizamos como suporte teórico a Estética da Recepção Iser (1996, 1999); Jauss (2003); Zilberman (2004). E ainda: Candido (1972, 2011, 2013); Eco (2013); Campos (2010); Colomer (2003); Magnani (1997, 2001); Lajolo e Zilberman (1991, 2019); Abreu (1999); Adorno (s/d); Petit (2009); Chartier (1999) entre outros, e seguimos o Método Recepcional, segundo os pressupostos de Aguiar e Bordini (1988), buscando, para dessa maneira, responder às perguntas levantadas no início da pesquisa, entendendo a vivacidade e a capacidade de ver o mundo sob uma ótica diferente do senso comum que a leitura da literatura pode despertar no ser humano que se permite relacionar com ela.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131983001 - AROLDO JOSE ABREU PINTO
Interno - 005.157.981-26 - EPAMINONDAS DE MATOS MAGALHAES - IFMT
Externo ao Programa - 82304001 - JESUINO ARVELINO PINTO
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 22:36
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