Banca de DEFESA: SILVIA CANDIDA DE OLIVEIRA DILL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIA CANDIDA DE OLIVEIRA DILL
DATA : 21/10/2020
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/pst-gruc-fof
TÍTULO:

FERRAMENTA TECNOLÓGICA QR CODES NO ENSINO DE BIOLOGIA 


PALAVRAS-CHAVES:

 Sequência didática; QR Code; protagonismo estudantil


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O Ensino Médio é uma fase importante na vida de qualquer pessoa, é nesse período que nos preparamos para o futuro, para a vida. Desta forma, nos perguntamos quanto à qualidade desse ensino-aprendizado. Surgem várias hipóteses para que este ensino-aprendizado seja de qualidade, entre elas que ocorra a diversificação dos métodos de ensino utilizado pelos professores, proporcionando o protagonismo estudantil. Pensando neste fato, esta pesquisa propõe uma sequência didática, que tem como objetivo utilizar o recurso tecnológico QR Code como uma ferramenta de ensino na disciplina de Biologia para o Ensino Médio. Realizamos a pesquisa com os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, na disciplina de Biologia. Primeiramente, fizemos um diagnóstico, com um questionário de entrada semiaberto, para observar os conteúdos que os estudantes tinham maior dificuldade, se estes utilizavam ferramentas tecnológicas em suas aulas teóricas e de campo. A partir do diagnóstico, utilizamos os dados para iniciar os trabalhos, sendo realizada uma aula de campo no lago da cidade, para que os estudantes pudessem observar e constatar na prática os conteúdos estudados em sala. No lago, os estudantes foram orientados a marcar sete pontos de referência, utilizando um croqui, nos quais puderam reconhecer conteúdos sobre ecologia, botânica, zoologia, e tudo foi registrado em caderno de campo. De volta ao ambiente escolar os estudantes foram orientados a seguir um manual e a utilizar o link https://br.QR Code-generator.com/, para a elaboração de QR Codes, transcrevendo os dados coletados em campo para os códigos. Em seguida foi aplicado um questionário de saída para avaliar qual era a percepção dos estudantes depois das atividades. Com as respostas observamos que os estudantes gostaram de utilizar a ferramenta tecnológica QR Code como facilitador do aprendizado e que conseguiram ampliar o conhecimento sobre os temas abordados, identificando os conteúdos formais na prática e demonstrando maior motivação para aprender.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 138498001 - ADLEY BERGSON GONCALVES DE ABREU
Interno - 82312001 - DIVINA SUEIDE DE GODOI
Externo à Instituição - LEANDRO CARBO - IFMT
Notícia cadastrada em: 14/10/2020 15:48
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1