Banca de DEFESA: ROSÂNGELA FALACIO GIMENES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSÂNGELA FALACIO GIMENES
DATA : 20/04/2022
HORA: 17:00
LOCAL: campus universitário de Cáceres
TÍTULO:

LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS DISCURSIVAS: O TEXTO PROPAGANDA E O MOVIMENTO ESCOLA-CIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

leitura e escrita; Análise de Discurso; texto de propaganda; condições de produção


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Este trabalho foi desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Universidade Estadual de Mato Grosso, e apresenta uma proposta pedagógica a ser aplicada em turmas de 8º ano do ensino fundamental, tendo como referência uma turma da Escola Estadual Benedito Cesário da Cruz, do município de Mirassol D’Oeste (MT). A referida prática busca oferecer aos alunos condições de leitura e escrita de texto de propaganda em uma perspectiva discursiva. Para tanto, adotou-se a abordagem metodológica de revisão de literatura, que procurou, na Análise de Discurso, de Michel Pêcheux, difundida no Brasil a partir das obras de Eni Orlandi, abordar as principais concepções, características e potencialidades existentes no material escolhido, textos de propaganda, propondo, para tanto, atividades de leitura e escrita, de forma discursiva, que leve os alunos do 8º ano a realizarem um estudo discursivo da relação texto/discurso, considerando as práticas históricas de produção e circulação de textos de propaganda na sociedade, sendo o cenário escolhido os textos produzidos na cidade de Mirassol D’Oeste. Para alcançar esse intento, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar as principais características do seu lócus e dos sujeitos (alunos e professora) como constitutivos de suas condições de produção; contextualizar o aporte teórico escolhido dentro da Análise de Discurso, com base no texto de propaganda, para se trabalhar o ensino da língua em sala de aula e apresentar as etapas que culminaram na construção das atividades metodológicas propostas para serem aplicadas com as turmas do 8º ano do ensino fundamental. Justifica-se a relevância do estudo, pois, ao intitularmos esse percurso como Leitura e escrita como práticas discursivas: o texto propaganda e o movimento escola–cidade, buscou-se encontrar meios de oportunizar aos alunos um maior acesso às condições de leitura e escrita, para além da sala de aula, tomando por base o entendimento quanto às condições de produção do leitor de que trata a AD. O resultado foi a elaboração de sete atividades pedagógicas, devidamente explicadas, para aplicação junto às turmas de 8º ano, que possibilitarão, a partir da sequência proposta, levar esses alunos, para além da compreensão dos significados do texto de propaganda, a produzirem um panfleto similar ao que foi apresentado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 83195100 - ANA MARIA DI RENZO
Externo à Instituição - ALEXANDRE MELO DE SOUSA - UFAC
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 11:19
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