Banca de DEFESA: CLEUSA MARIA PRATES BUENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEUSA MARIA PRATES BUENO
DATA : 15/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/pxb-eqvd-wkv
TÍTULO:

DIÁLOGO ENTRE FICÇÃO E REALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho infantil. Intertextualidade. Leitura literária. Escrita.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Esta dissertação apresenta as reflexões acerca da nossa pesquisa, aplicada no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Vilhena CTPM-V, com alunos do 7º ano do ensino fundamental.  A proposta teve como intuito desenvolver ações que proporcionassem aos alunos experiências significativas com a leitura e com a escrita, dando ênfase à intertextualidade a partir de um tema: “a exploração do trabalho infantil”. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação, fundamentada em Thiollent (1986). Nossa pesquisa foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido ao distanciamento causado pela pandemia da Covid 19. Tivemos como referências, teóricos como Antunes (2016), que trata do conhecimento acerca de outros textos previamente postos em circulação; Martins (2012) e Fleck (2007), os quais nos possibilitaram compreender que os níveis sensorial e emocional de leitura eram os mais apropriados aos alunos, na fase em que se encontravam os de nossa pesquisa; Bakhtin (2018), que nos direcionou sobre a noção de sujeito, e os diálogos estabelecidos deste com Langlade (2004), quando esta trata da leitura subjetiva. Dessa forma, ao se trabalhar com a leitura, é importante respeitar os diferentes sujeitos vindos de diferentes condições sociais, pois cada aluno ocupa um lugar único e tem olhares e leituras singulares perante o texto e o mundo que o cerca. A pesquisa contemplou o conto em interface com outras linguagens e gêneros como: a música, a reportagem, o mapa e o estatuto. Propusemos trabalhar com o conto A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Cristian Andersen (2010) em diálogo com diferentes linguagens e gêneros. Todas as leituras realizadas serviram de subsídios para o processo de criação de textos pelos alunos. Nesse sentido, pudemos constatar o desenvolvimento de habilidades apresentadas nos objetivos desta pesquisa, como a compreensão das relações entre textos e entre literatura e realidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Externo ao Programa - 131915001 - ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
Externo ao Programa - 66115002 - MARTA HELENA COCCO
Externo à Instituição - GILMEI FRANCISCO FLECK - UNIOESTE
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 08:34
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1