Banca de DEFESA: CLAUDIA MELLER DOTTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA MELLER DOTTO
DATA : 23/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Forma Remota - Sala do Skype
TÍTULO:

A POÉTICA DE IVENS SCAFF EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA COM KYVAVERÁ E ASAS DE ÍCARO


PALAVRAS-CHAVES:

Poesia. Texto literário. Ivens Scaff. Leitura em sala de aula. Campo Literário


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de um projeto de intervenção que foi pensado e elaborado para ser realizado na E.E. Ulisses Guimarães, do município de Campo Verde, MT, com alunos do 9º Ano no ano letivo de 2020, porém, por motivos nunca antes imagináveis, não foi possível aplicá-lo efetivamente em sala de aula. Para tanto, diante do período de pandemia gerado pela Covid 19, foi repensada pela coordenação nacional do Profletras, uma estratégia diversificada que pudesse atender às especificidades do programa, sem se distanciar muito daquilo que normalmente é proposto, mas que não precisasse necessariamente ser executado em sala de aula, visto que as aulas presenciais foram suspensas desde março de 2020. Numa situação inusitada, o estudo redirecionou as atividades de forma a manter as estratégias de funcionamento do Programa Profletras e, ao mesmo tempo, garantir os fundamentos dos objetivos traçados. Por isso, os resultados estão baseados em atividades de leitura que desenvolvem as habilidades e competências linguísticas dos alunos e também promovem o conhecimento da literatura produzida em Mato Grosso, mais especificamente, na intervenção, a proposta é a de realizar em sala de aula um trabalho com a poética de Ivens Cuiabano Scaff. Pretendeu-se dinamizar o contato que os alunos têm com o texto poético através de atividades diversificadas. Assim, as bases teóricas de acesso ao trabalho adotado, estão respaldadas por Antônio Cândido (1995), Sílvia Castrillón (2013) Helder Pinheiro (1995) Teresa Colomer (2007), Regina Zilberman (1991) Maria Teresa Andruetto (2012) Annie Rouxel (2013) Antonio Carlos Secchin (2010) Cecília Bajour (2012) Tzvetan Todorov (2007) e outros que refletem sobre a literatura e que dialogam com a perspectiva de que a Literatura tem papel relevante na formação do leitor crítico. É, assim, fundamental para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, contribuindo para aumentar as formas de participação social dos sujeitos e desenvolver a autonomia intelectual e a emancipação social.

Um dos motivos para a escolha do tema foi a identificação da falta de leitura literária na maioria dos alunos da turma, bem como a falta do prazer de ler. Procuramos então desenvolver algumas estratégias para tentar despertar o gosto pela leitura. Buscamos também refletir como a prática da leitura literária, mais especificamente de textos poéticos, amplia a visão de mundo dos alunos e pode emancipá-los intelectualmente. Os resultados esperados com este estudo pretendem demonstrar que a poesia pode despertar o interesse dos alunos pela leitura, pois permite que estes leitores participem de experiências através da representação do mundo por meio dos elementos que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, torna-se significativa a elaboração de materiais que auxiliam os professores a aplicar em sala de aula a literatura produzida em Mato Grosso, visto que essa literatura não está disponível nos livros didáticos e muitos professores de Língua Portuguesa não têm conhecimento sobre o assunto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 37107001 - OLGA MARIA CASTRILLON MENDES
Interno - 83238001 - VERA LUCIA DA ROCHA MAQUEA
Externo à Instituição - ANA CRELIA PENHA DIAS - UFRJ
Notícia cadastrada em: 23/04/2021 17:22
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1