Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERLEIA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WANDERLEIA PEREIRA DA SILVA
DATA : 22/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala vídeo conferência do mestrado em Educação PPGEdu UNEMAT
TÍTULO:

IMAGINÁRIOS SOBRE PANDEMIA E EDUCAÇÃO:

a Pedagogia Waldorf e o olhar de estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Tangará da Serra-MT

 


PALAVRAS-CHAVES:

Pandemia; Ensino Fundamental; imaginário; Antroposofia; Fenomenologia.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

O dilema acerca da necessidade do uso da tecnologia e da comunicação no campo da Educação tem sido um dos temas mais discutidos dentro da academia. Seja sobre sua instrumentalização no processo de Ensino e Aprendizagem ou o seu impacto técnico e cultural na formação do conhecimento socialmente partilhado levando-se em consideração o Ensino Formal e o Não-Formal, é inegável sua importância nesta altura dos tempos. Maior ainda para aquelas crianças que entraram em idade escolar e se depararam com o caos pandêmico. Este processo se tornará cada vez mais perceptível quando do retorno às aulas presenciais. Para saber quais mudanças foram essas e tentar compreender estas questões, faz-se necessária uma investigação científica.Nesse sentido, quais as mudanças no imaginário acerca da Educação, graças ao imperativo tecnológico hegemônico que emergiu devido à Pandemia de COVID-19, conforme o olhar de estudantes do Ensino Fundamental I, que vivenciaram o Ensino remoto na Pandemia? Como suas sensibilidades, criatividade e representações sobre o mundo agora se configuram? Para tentar responder essas questões, propõe um olhar sedimentado por referentes interdisciplinares dos campos da Comunicação e Educação, tendo como norte a Pedagogia Waldorf, entrelaçando a importância do “fazer”, do contato com o mundo objetivo, da arte no desenvolvimento crítico das crianças. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender o imaginário sobre a pandemia e a educação, conforme o olhar de estudantes do Ensino Fundamental I. As reflexões sobre a Educação serão constituídas a partir do olhar antroposófico de Rudolph Steiner e as reflexões subjacentes de Romanelli articuladas ao olhar Fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty. A noção de Imaginário será trabalhada a partir de Maffesoli. O pensamento sobre Comunicação, cognição e Educação será costurado a partir de McLuhan e Desmurget. Trata-se de uma pesquisa empírica, qualitativa. Os sujeitos foram alunos do Ensino Fundamental, do terceiro ano A, de uma escola, na cidade de Tangará da Serra, no Estado brasileiro de Mato Grosso. Como técnica de coleta de dados será instrumentalizadas a técnica de Rodas de conversa com apoio da técnica da arte como método.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Interno - 83216100 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Interno - 63471010 - MARILDA DE OLIVEIRA COSTA
Externo à Instituição - JONAS BACH JUNIOR - UFTM
Externo à Instituição - 624.772.699-68 - TANIA STOLTZ - UFPR
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 16:12
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