Banca de DEFESA: RODOLFO CLAUDIO DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLFO CLAUDIO DA CRUZ
DATA : 17/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: ambiente virtual google meeting
TÍTULO:

Relações entre o público e o privado no Projeto Escola Plena de Mato Grosso


PALAVRAS-CHAVES:

Relação Público-Privado. Reorganização escolar. Escola de Tempo Integral. Mato Grosso.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A presente pesquisa integra a Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário Jane Vanini. A pesquisa intitulada: Relações entre o Público e o Privado no Projeto Escola Plena de Mato Grosso, tem como objetivo geral analisar o processo de reorganização escolar de uma escola da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso decorrente da implantação e materialização do Projeto Escola Plena, um projeto sancionado pela Lei Estadual n° 10.622, de 24 de outubro de 2017. A pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso por meio dos seguintes instrumentos e procedimentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semi-estruturada com professores, gestores e estudantes. Optamos pela abordagem qualitativa, tendo como auxílio o método materialista histórico-dialético. Dos resultados dessa investigação, concluímos que a Escola Plena é um marco institucional, pois oferta aos estudantes um ensino de tempo integral na rede estadual, porém ainda apresenta contradições e falhas, e toma caminhos distintos das experiências inspiradas de Anísio Teixeira, de Darcy Ribeiro, por mais que tenha se multiplicado trata-se de um resultado ainda incipiente. Foi um projeto implantado numa escola já existente de período parcial, o qual ainda carece de ações concretas, em termos físicos e pedagógicos, e também de outras reformulações visando o acesso, permanência e conclusão. Esta política passou ser uma das prioridades do governo estadual e encontrou forças no cenário nacional com as mudanças empreendidas para terceira etapa da educação básica via Medida Provisória 756/2016. Identificamos que a reorganização escolar contou com diretrizes e ações inovadoras relativas ao currículo, inspiradas num modelo de ensino integral do Estado de Pernambuco, por intermédio de uma “parceria” firmada entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e três institutos ligados ao setor empresarial; constatamos o quanto este projeto tem sido operado pelo empresariado, bem como o avanço do privado (terceiro setor) sobre o público. Tal setor tem operado por dentro e fora da escola, visando chegar aos resultados pré-estabelecidos, e para isso muitas modificações são feitas, desde a cultura de gestão, do planejamento e formas de avaliações. O conteúdo também passa ser orientado por este setor, como é o caso do “Projeto de Vida”, assim o currículo constituído pela base comum com disciplinas tradicionais, e pela base diversificada, com disciplinas de iniciação científica, Protagonismo infantojuvenil, Práticas Esportivas, Projeto de Vida, Estudo Aplicado de Português e outras. Já em relação ao tempo ficou em oferecer nove horas diárias para o ensino médio, e oito horas para o ensino fundamental mesclando em horários diferentes as disciplinas. No que tange aos espaços, a escola não passou por nenhuma reforma ou grandes mudanças, utilizando a estrutura antes utilizada para o ensino regular; as salas foram organizadas de forma temática conforme as áreas do conhecimento.


 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 31286002 - ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
Interno - 53664001 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Externo à Instituição - MARIA RAQUEL CAETANO - UFRGS
Externo à Instituição - MATHEUS DE MESQUITA E PONTES - IFMT
Notícia cadastrada em: 13/09/2022 16:20
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