Banca de DEFESA: LILIANE PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANE PEREIRA DE SOUSA
DATA : 30/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zbx-ufvz-qot
TÍTULO:

FEITOS E EFEITOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS NA UNEMAT, CAMPUS DE JUARA-MT


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Pibid. Pedagogia. Formação Inicial. Reconhecimento Docente. Teoria-prática.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta pesquisa teve como tema de estudo os subprojetos implementados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O seu objetivo foi analisar e compreender como aconteceram os desdobramentos das ações realizadas por meio dos subprojetos Pibid, implementados no curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Campus Universitário de Juara, em relação ao processo de formação inicial dos bolsistas de ID a partir da integração entre a Educação Superior e Educação Básica. A questão problematizadora pretendeu responder: Quais dimensões as ações realizadas pelos subprojetos Pibid/Pedagogia/UNEMAT/Juara alcançarem e se estas favoreceram a formação inicial dos bolsistas de ID e o desenvolvimento de atividades em salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental acerca das especificidades requeridas aos pedagogos? A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, com realização de levantamento documental e pesquisa de campo. A pesquisa documental consistiu na análise dos Relatórios Anuais de Gestão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no interstício de 2007 a 2020 e Relatórios de Gestão da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no interstício de 2010 a 2018, a fim de identificar os quantitativos anuais de bolsas destinadas ao Pibid, os cortes na sua oferta e o desmonte dessa política pública, que comprometeu a formação inicial dos licenciandos. Na pesquisa de campo, os dados foram gerados com a realização de entrevistas com questões estruturadas relacionadas as ações dos subprojetos do Pibid/Pedagogia/UNEMAT/Juara. Como resultados apontamos que os subprojetos analisados, reeditam que o Pibid, enquanto uma política pública voltada para a formação inicial de professores, contribuiu no processo formativo dos bolsistas de ID, ao incluí-los no cotidiano da educação básica. Isso porque, esta inserção, permitiu a eles, a construção de uma postura reflexiva e consciente frente aos desafios do processo de aprendizagem. Também permitiu a compreensão da importância de uma formação pautada na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como da formação continuada para todos os perfis, em especial para os professores coordenadores de áreas e supervisores que assumiram a função de coformadores ao orientar o processo formativo dos bolsistas de ID, mas que também aperfeiçoam suas concepções teórico-práticas e promovem a reflexão crítica diante de sua própria prática docente. Isso posto, concluímos que os subprojetos desenvolvidos no campus de Juara, se materializaram como um importante espaço de ensino, de aprendizagem, de compreensão, de articulação, de elaboração e reelaboração de saberes, com vistas à valorização e fomento da profissão docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - SANDRA REGINA FRANCISCATTO BERTOLDO - UFMT
Notícia cadastrada em: 01/09/2022 17:43
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