Banca de QUALIFICAÇÃO: JENNIFER BOSCATO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENNIFER BOSCATO GOMES
DATA : 23/09/2022
HORA: 08:00
LOCAL: PPGEDU/UNEMAT/Cáceres - Sala virtual
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES FORMADORES: SABERES PROFISSIONAIS RESSIGNIFICADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNC-FORMAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia Universitária. Formação de Professores de Matemática. Reforma Curricular. UNEMAT.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), cuja temática central é o Desenvolvimento Profissional de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Matemática – UNEMAT/Cáceres, mediante a implementação da Resolução CNE/CP nº 02 de 2019 – BNC-Formação, investigado sobre os pressupostos teóricos da Pedagogia Universitária. Os eixos de discussões, com os respectivos aportes teóricos foram: (i) Currículo da Formação Inicial de Professores de Matemática – Arroyo (2013); D’Ambrosio (2005); Fiorentini (2005); Freire (1996); Freitas e Fiorentini (2009); Gatti e Barreto (2009); Gatti et al. (2019); Ghedin (2006); Krahe (2009); Libâneo (2006); Lorenzato (2005); Nacarato (2006); Nóvoa e Alvim (2022); Perrenoud (1997); Ponte (1992); Sacristán (2017); Saviani (2009); Secchi (2012); Secchi, Nunes e Chaves (2021); Zeichner (2008) e outros; (ii) Desenvolvimento Profissional de Professores Formadores – Almeida e Pimenta (2014); Bitencourt (2014, 2017); Crecci e Fiorentini (2018); Day (2005); Gonçalves e Fiorentino (2005); Guérios (2005); Imbernón (2011); Krahe e Wielewicki (2012); Marcelo García (1999); Melo (2005); Mota, Martins Júnior e Fiorentini (2021); Tardif (2014); Tardif e Raymond (2000); Veiga (2021); Zabalza (2007); Zuchetti (2021) e outros. Tem-se como questão de investigação: De que modo o Desenvolvimento Profissional de Professores Formadores e os seus saberes profissionais são ressignificados pelo processo de reformulação curricular do curso de Licenciatura em Matemática - UNEMAT/Cáceres, no período de 2020/2021, motivado pela implementação da BNC-Formação? O objetivo geral é compreender de que modo o Desenvolvimento Profissional de Professores Formadores e os seus saberes profissionais são ressignificados pela reforma curricular do curso, mediante a implementação da BNC-Formação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com método estudo de caso, que englobou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de produção de dados foram questionário de caracterização e entrevista semiestruturadas, com os professores formadores efetivos que estiveram lotados na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET/UNEMAT) no período de 2020. As categorias principais foram definidas a partir dos dois eixos de discussões e, delas, partiam as seguintes subcategorias: (i) currículo; reforma curricular; formação inicial de professores; formação de professores de matemática; (ii) saberes disciplinares; saberes curriculares; saberes didático-pedagógicos; saberes da experiência. Os dados coletados foram analisados tendo como base a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). [em construção]


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo ao Programa - 31482002 - IVETE CEVALLOS
Externo à Instituição - ETTIENE CORDEIRO GUÉRIOS - UFPR
Externo à Instituição - JANETE ROSA DA FONSECA -
Notícia cadastrada em: 01/09/2022 17:43
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1