Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA GONÇALVES DA ROCHA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANGELA GONÇALVES DA ROCHA SANTOS
DATA : 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala vídeo conferência do mestrado em Educação PPGEdu UNEMAT
TÍTULO:

UM PASSARINHO ME CONTOU DA ARTE DE CONTAR E ENCANTAR: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA WALDORF


PALAVRAS-CHAVES:

Contação de Histórias. Pedagogia Waldorf. Fenomenologia. Imaginação. Desenvolvimento Infantil.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

A inspiração deste estudo é compreender a contribuição da contação de histórias à formação integral da criança em idade escolar à luz de diferentes abordagens teóricas, em particular a da Pedagogia Waldorf. Além disso, buscamos entender como os professores da rede pública municipal e da rede privada da cidade de Cáceres/MT, bem como os da escola Waldorf Livre Porto Cuiabá/MT utilizam a contação de histórias como ferramenta para potencializar o processo de imaginação, fantasia, formação da personalidade, individuação por meio dessa arte do encantamento. Engendramos as discussões por meio da abordagem fenomenológico-hermenêutica, embasados em Bicudo (2011). Provocamos uma discussão que permeia a historicidade do ato de Contar Histórias, como também, problematizamos as questões sociais que dizem respeito à transgressão do que é politicamente correto na literatura infantil. Trazemos, à baila, conceitos sobre imaginação e a relevância dela no desenvolvimento da personalidade do ser humano. Recorremos a Psicologia Analítica de Jung (1938), para abordarmos a importância dos contos de fadas e mitos que estão relacionados não somente com o inconsciente pessoal, mas também com o inconsciente coletivo com o mundo das imagens arquetípicas. Apoiamos em Bruno Bettelheim (1980) os diálogos a respeito de sua percepção relativa à psicanálise dos contos de fadas e sua importância para o desenvolvimento integral da criança. Por fim, apresentamos a contribuição da pedagogia Waldorf, baseada na Antroposofia, ciência criada por Rudolf Steiner. Essa escolha se deu, sobretudo pelo fato de que essa pedagogia, tem como base curricular a “Arte”, destacando o quanto é expressiva a Arte de Contar Histórias e ainda, por priorizar a formação holística do ser humano. Nesse sentido, ao analisarmos os dados, os resultados afirmam a compreensão quanto a contribuição da contação de histórias à formação integral da criança em idade escolar por meio das percepções dos sujeitos pesquisados (professores da rede pública de ensino da educação infantil e ensino fundamental I /1º ano e da rede privada do município de Cáceres/MT e da Escola Waldorf Livre Porto / Cuiabá professora do primeiro septênio). Embora, os professores dos âmbitos público e privado de Cáceres/MT entrevistados se apropriam da narrativa de histórias como recurso de conteúdo programático, entretanto, acreditam na contribuição das narrativas de contos e outras histórias à formação integral da criança em idade escolar. Temos, então, o desafio de compartilhar os saberes da Pedagogia Waldorf para os espaços da rede pública de ensino, no sentido ampliar as percepções dos professores em relação a narrar histórias somente para processo da alfabetização, de leitura, interpretação e produção de textos, anunciando que narrar contos é para além da escrita, é para vida. Seguindo essa senda, narrar histórias é uma arte, arte do encantamento, a arte da vida. Desta forma, os nossos objetivos específicos foram respondidos, já em relação ao problema que moveu a pesquisa e ao objetivo geral ainda há uma outra história a ser construída, a ser contada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo ao Programa - 624.772.699-68 - TANIA STOLTZ - UFPR
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 15:31
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