Banca de QUALIFICAÇÃO: Lígia Iracema Christofolo de Mello

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lígia Iracema Christofolo de Mello
DATA : 01/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

 

 

 

DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA ESCOLAR DA MULHER PRIVADA DE LIBERDADE

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Educação Básica. Mulheres Privadas de Liberdade. Direito a Educação


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A pesquisa em pauta vincula-se à linha de pesquisa “Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas”, do Programa de pós-Graduação em Educação ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres. O tema tratado é a trajetória educacional das mulheres condenadas, a partir dos seguintes questionamentos: Como, antes da aplicação da pena de condenação, se deu a trajetória escolar (experiências educacionais) das mulheres condenadas? Quais fatores influenciaram a trajetória educacional e quais as expectativas que essas mulheres têm, em relação ao direito de acesso, permanência e conclusão da educação formal desejada, após cumprirem suas penas? Com este propósito, traçamos o objetivo geral afim de compreender a trajetória escolar das mulheres condenadas que tiveram excluídos o direito ao acesso, a permanência e a conclusão dos níveis obrigatórios e desejáveis de educação formal, no período considerado regular, antes da aplicação da pena de condenação. Realizarmos uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que se valeu de entrevistas realizadas com um público que se encontrava na Cadeia Pública Feminina de Cáceres/MT. Os critérios estabelecidos para a entrevista era, serem mulheres condenadas, brasileiras, residentes na cidade de Cáceres, com idade entre 18 e 45 anos, com tempo de escolaridade entre zero e nove anos de frequência no Ensino Fundamental que se somou aos critérios da autoridade prisional que organizou a entrevista, isto é, mulheres que apresentavam bom comportamento, que não ofereceriam riscos, que se encontravam nas celas mais próximas à administração da cadeia e, assim, permitiu que entrevistássemos apenas cinco mulheres quando nossa proposta inicial era de 10 mulheres. A entrevista com as cinco mulheres realizou-se em um só dia. Após leitura, sistematização e análise utilizando a técnica da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin sustentou-se três Unidades de Registro/Categorias: desvio dos estudos por influência de terceiros; arrependimento por terem parado de estudar e; entusiasmo pela possibilidade de retomar os estudos na unidade prisional. Concluímos que a trajetória escolar de todas as mulheres, reeditam conflitos que a escola e a família das camadas sociais mais empobrecidas e desassistidas não conseguem resolver. O abandono escolar das mulheres entrevistadas foi fruto de diferentes fatores externos: os amigos, a gravidez, a rebeldia, o bullying e até mesmo a família. Todas reconhecem a educação enquanto uma possibilidade de inserção no meio social e no mundo do trabalho, apesar de citarem o incentivo da remissão de pena pelo estudo e trabalho que realizam. Demonstraram o desejo de dar continuidade aos estudos após cumprirem suas penas, de cursarem o nível superior, terem uma profissão e uma vida digna.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83216001 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Interno - 247541002 - JAIRO LUIZ FLECK FALCAO
Externo à Instituição - REJANE WAIANDT SCHWARTZ DE CARVALHO FARIA - UFV
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 15:30
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