Banca de DEFESA: ALINE SILVA DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE SILVA DE ASSIS
DATA : 19/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEdu/UNEMAT
TÍTULO:

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OS DESAFIOS NA TERMINALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O IMPACTO NO INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

desafios no ensino médio; ensino remoto emergencial; cenário de pandemia da covid -19; acesso à educação superior.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A pesquisa intitulada Ensino Remoto Emergencial: Os desafios na terminalidade da Educação Básica e o impacto no Ingresso na Educação Superior, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, correlacionada ao Grupo de Pesquisa em Acesso e Permanência na Educação Superior – GPAPES da UNEMAT. Teve como objetivo compreender os principais desafios enfrentados pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio (EM) com a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no ano letivo pandêmico de 2020 e quais foram as implicações para o ingresso na Educação Superior (ES) no ano civil de 2021. Deste modo, utilizamos como método de pesquisa um estudo de caso com abordagens quantitativas e qualitativas na unidade de ensino EE “Onze de Março”, no município de Cáceres, que atende somente estudantes do EM. Para dar subsídios à pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 36 questões, sendo 05 (cinco) abertas e 31 (trinta e uma) fechadas que abordaram o perfil socioeconômico, modalidade de ingresso na ES, tipo de IES, cursos, dentre outras perspectivas, sendo aplicado a 47 (quarenta e sete) estudantes dos 52 ingressantes na ES, independentemente do tipo de IES (pública ou privada) e da modalidade presencial, semipresencial ou a distância, no ano civil de 2021. Assim, tendo como base os referenciais contidos nos dados do Censo da EB, da Pnad Contínua (IBGE), relatórios elaborados pela ONU, UNESCO, UNICEF e outras fontes oficiais, foi possível perceber que o ERE impactou de forma direta principalmente os estudantes matriculados na Educação Básica (EB) descendentes de famílias pertencentes a classes sociais com menor poder aquisitivo. Ainda, por meio das Instruções Normativas, Portarias, Decretos, assim como outras comunicações oficiais notou-se uma morosidade por parte do Estado em promover alguma forma de assistência a comunidade escolar, o que contribuiu para que neste período pandêmico aumentasse ainda mais o abismo social entre a classe dominante (elite) e a classe dominada (trabalhadores).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83264001 - FERNANDO CEZAR VIEIRA MALANGE
Interno - 28108002 - HELOISA SALLES GENTIL
Externo à Instituição - DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIR - UnB
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 14:51
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