Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE TOLEDO DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE TOLEDO DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 15/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: PPGEdu/UNEMAT
TÍTULO:

PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FACE AOS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E SUAS RELAÇÕES COM A PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Bacharel docente. tecnologia na educação. permanência na educação superior.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) da UNEMAT. Tendo como temática principal investigar, sob a ótica do professor universitário, quais as mudanças que ocorreram em sua prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais no ensino remoto (incluindo o recorte da Pandemia da COVID-19). A docência universitária é uma prática social e possui suas especificidades, havendo poucos aportes legais que orientem a necessidade de uma formação específica para os docentes da Educação Superior. Temos como questão problema de pesquisa: Como as práticas docentes no ensino superior relativas ao ensino remoto podem contribuir para manter a permanência dos estudantes na educação superior? Em que tomamos como objetivo principal da investigação compreender como as práticas pedagógicas do bacharel docente do curso de Ciências Contábeis, da UNEMAT, do Campus Universitário Jane Vanini, Cáceres/MT, e a percepção deles se as atividades docentes desenvolvidas no curso contribuem para a permanência dos estudantes na educação superior. O estudo reflete sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto com ênfase na formação e atividades na Docência Universitária, tendo como principais aportes os autores: Shulman, Nóvoa, Cunha, Moran, Luckesi, Pérez Gómez e em estudos sobre o desafio de dialogar com as tecnologias sem perder, no entanto, a didática interativa na construção dos saberes no ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos foram realizados em quatro momentos distintos, dos quais utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental, de campo e análise dos dados, em que buscamos analisar as legislações pertinentes à formação do docente universitário, do curso de bacharelado em questão e da própria UNEMAT. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário de caracterização docente, elaborado no Google Forms sendo complementado pela entrevista semiestruturada. Para análise de conteúdo embasamo-nos em Bardin (2006), com categorias pré-estabelecidas e emergentes aos dados da pesquisa e utilizado o software NVivo12, para construção de nuvens de palavras de maior frequência. Os sujeitos da pesquisa foram os bacharéis docentes efetivos e contratados do curso de Ciências Contábeis, em efetivo exercício no semestre letivo 2021/2, lotados na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas. O universo da pesquisa contou com dezessete sujeitos denominados BDCCs. A partir da análise dos dados coletados, enfatizando a formação, as atividades desenvolvidas no curso e se essas proporcionaram a permanência dos estudantes, podemos constatar que os BDCCs, estão em constante formação, buscando inovações e melhorias de suas práticas educativas, realizam a formação nas áreas específicas, das quais relatam terem contribuído e auxiliado no desenvolvimento profissional docente. Constatamos que todos os professores procuram fazer uso das tecnologias, entretanto, nesse recorte do ensino remoto, verificamos que pouca capacitação foi realizada para a adequação nesse novo cenário. Apontamos, finalmente, que o ensino remoto gerou algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83264001 - FERNANDO CEZAR VIEIRA MALANGE
Interno - 83222001 - PAULO ALBERTO DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - CARINA ELIZABETH MACIEL - UFMS
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 15:16
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