Banca de DEFESA: ROGELIO DUARTE ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGELIO DUARTE ROSA
DATA : 25/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Mestrado em Cáceres
TÍTULO:

A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS XAVANTE SOBRE PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO EM ESCOLAS DE BARRA DO GARÇAS/MT.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave:  Alunos Xavante, diferença, intraculturalidade, educação intercultural, interculturalidade.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Essa pesquisa de teve como principal objetivo compreender como os alunos Xavante entendem os processos de escolarização em escolas públicas de ensino básico no perímetro urbano do município de Barra do Garças Mato Grosso. Mais especificamente sobre a percepção dos alunos Xavante quanto a dinâmica pedagógica vivenciada na escola e as relações e interações entre alunos Xavante com alunos não indígenas, professores, enfim de toda a comunidade escolar. A mesma possui entre as principais referências autores como, FREIRE (1967, 2006, 1987), CANDAU (2009, 2013, 2021) TSAWEWA (2016), BRANDÃO (1999), BANIWA (2019), MUNDURUKU (2016), SANTOS (2003, 2010), BORGES (2018).   Isso para entender como esses diferentes sujeitos com diferentes conhecimentos se percebem, e como produzem ações e reações um sobre o outro, considerando a dinâmica do encontro entre culturas distintas. Chamou-me a atenção que, por algum motivo, este encontro vem sendo inviabilizado nas escolas, então a pergunta: o que ocorre com os alunos Xavante neste encontro? Como eles se veem, como se pensam nos processos de escolarização, em escolas não indígenas, no espaço recortado para a pesquisa. Como metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa, na qual buscamos refletir sobre a perspectiva do método materialista histórico dialético, a participação dos jovens Xavante no processo de escolarização não indígena o que implica identificar quais suas concepções sobre um sistema de educação diferente do Xavante. Durante o processo de leitura e escrita foram referenciados autores clássicos, que embasaram a construção desse trabalho, apontando conceitos como interculturalidade, intraculturalidade, igualdade, diferença, multiculturalismo, diversidade cultural e outros. Estes conceitos orientaram a reflexão sobre a pesquisa tanto em relação a metodologia quanto aos resultados obtidos. As referências de cunho etnográfico, deram consistência a coleta de dados, permitindo uma relação participativa na qual foram produzidas as rodas de conversa e a produção de material artístico sobre as percepções dos alunos Xavante sobre os processos de escolarização vivenciadas nas escolas. E nesse sentido observamos que compreendem a escola como um local onde se aprende a cultura e os saberes necessários para uma vida adulta entre os waradzu, sendo esse o principal motivo para mesmo diante de tantas adversidades permanecerem nesse local. Ao término dessa pesquisa compreendemos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado para que os alunos Xavantes sejam concebidos como parte desta escola, que no dado contexto se autodenomina como inclusiva, mas que como vimos está nos primeiros passos numa perspectiva de educação intercultural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 38925002 - ALCEU ZOIA
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo ao Programa - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Externo à Instituição - AGUEDA APARECIDA DA CRUZ BORGES - UFMT
Externo à Instituição - LUCIENE APARECIDA PINTO COSTA PEREIRA - UNIFIMES
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 09:53
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1