Banca de DEFESA: ELENIZE VIEIRA FALCÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELENIZE VIEIRA FALCÃO
DATA : 15/08/2022
HORA: 08:00
LOCAL: sala google meet
TÍTULO:

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC):  ANÁLISES DAS PRODUÇÕES LEVANTADAS NO PERÍODO DE 2015-2021


PALAVRAS-CHAVES:

Política Pública de Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. PNAIC. Alfabetização. Formação Continuada.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta dissertação intitulada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC):  análises das produções levantadas no período de 2015-2021, se vincula à linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais (GEFOPE). O objetivo da pesquisa foi realizar o levantamento das produções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no período de 2015 a 2021, com vistas a analisar os desdobramentos desta política para a alfabetização e a formação continuada de professores alfabetizadores. Desenvolvemos uma investigação de abordagem qualitativa, com organizações descritivas e análises interpretativas. Para o levantamento das produções sobre o PNAIC a nível nacional, estadual (Mato Grosso) e regional (Vale do Arino/Juara), buscamos publicações nos Anais dos eventos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPED), nacional e regional (Centro-Oeste), no Catálogo de Dissertações e Teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Plataforma de Periódicos da CAPES e nos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), encontrados na Secretaria Acadêmica do curso de Pedagogia, ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Juara. Após reunir as produções, constituímos um corpus documental e realizamos análises dos conteúdos em que destacamos aspectos dos resumos das dissertações e teses, dos artigos e TCCs. Como resultado a pesquisa apontou contribuições do PNAIC a nível nacional, estadual e regional para a formação do professor alfabetizador e para o processo de alfabetização, como também, assinalou críticas e apontou fragilidades. Dentre as críticas estão apontamentos pertinentes que incluíram a continuidade das políticas públicas para que possam aperfeiçoar suas ações, e, no caso da política analisada, ofertar formações aos professores alfabetizadores que se desdobrem em ações que consolidem o direito de todas as crianças se alfabetizarem no ciclo da alfabetização. Apesar dos limites destas políticas, que muitas vezes se alinhou aos interesses neoliberais, a maioria dos artigos, teses, dissertações e TCCs levantados e analisados, apontaram que o PNAIC foi uma política de formação continuada aprovada pela maioria dos perfis envolvidos na sua implementação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - SILVIA DE FÁTIMA PILEGI RODRIGUES - UFR
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 09:53
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1