Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 06/06/2022
HORA: 08:00
LOCAL: PPGEDU/UNEMAT/Cáceres
TÍTULO:

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia Universitária; Desenvolvimento Profissional; Professores da Educação Básica; Pós-graduação; UNEMAT


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, cujo tema principal é a Pedagogia Universitária com ênfase nas percepções dos professores da Educação Básica, mestres formados pelo PPGEdu/UNEMAT. Nos pautamos nos pressupostos teóricos de Marcelo García (1999; 2009), Tardif (2014), Tardif e Lessard (2014), Bitencourt (2014; 2017), entre outros, para refletir sobre as Pedagogias Universitárias dos professores mestres da Educação Básica (EB) em exercício da docência no ano de 2020 e suas percepções sobre a importância das Pedagogias Universitárias vivenciadas no PPGEdu para seu desenvolvimento profissional e atuação na EB. A questão de investigaçãose configura em: Quais as percepções dos professores da Educação Básica, mestres egressos do PPGEdu/UNEMAT/Cáceres, sobre a relação entre a Pedagogia Universitária vivenciada em sua formação pós-graduada e o seu desenvolvimento profissionalapós retorno à Educação Básica?O objetivo geral constituiu
emcompreender quais as percepções dos professores da educação básica sobre a relação entre a pedagogia universitária na pós-graduação stricto sensue o seu desenvolvimento profissional após retorno à educação básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de produção dos dados foram questionário de caracterização e entrevista semiestruturada com 10 professores da EducaçãoBásica, efetivos do Estado de Mato Grosso, formados em cursos de licenciaturas e mestres em Educação pelo PPGEdu/UNEMAT. Para categorização e análise dos dados empíricos utilizamos a técnica da análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Por meio deste estudo, conclui-se que a Pedagogia Universitária, caracterizada pelo ambiente formativo e de pesquisa do curso de mestrado do PPGEdu/UNEMAT,favorece ao professor da EB ressignificar seus saberes e tecer relações
entre a teoria vivenciada e investigada, nessa etapa de formação, e sua prática docente. Logo, o mestrado em Educação da UNEMATse torna pertinente para o Desenvolvimento Profissional do professor da EB, mas é necessário instituir e fortalecer políticas públicas, no âmbito federal e estadual, para incentivar professores da EB para buscar a qualificação profissional neste nível de ensino. Deste modo, com o término desta pesquisa pretendemos possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a Pedagogia Universitária, bem como, intensificar a discussão sobre a importância de políticas públicas voltadas para a formação dos professores da Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Interno - 28108002 - HELOISA SALLES GENTIL
Interno - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Externo à Instituição - ANDREIA NUNES MILITÃO - FUFGD
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - PUC/GO
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 08:36
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