Banca de DEFESA: JUCELIA VIEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUCELIA VIEIRA DA SILVA
DATA : 27/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA
EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E COLABORATIVA
EM PRIMAVERA DO LESTE-MT

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Educação Infantil. Formação continuada.


PÁGINAS: 209
RESUMO:

A presente dissertação de Mestrado em Educação objetiva analisar as relações constitutivas do
processo de formação continuada específica para a Coordenação Pedagógica das Escolas
Municipais de Educação Infantil de Primavera do Leste - MT. A questão que percorreu a
pesquisa foi: Como as relações constitutivas do processo formativo podem colaborar para a
construção da identidade profissional da Coordenação Pedagógica? A pesquisa parte da
necessidade de oferta da formação continuada específica para a Coordenação Pedagógica nas
escolas de Educação Infantil, essa que é a articuladora das Proposta Pedagógica da escola,
responsável pela formação continuada dos/as professores/as e que contribui para a consolidação
da Política de Educação Infantil para o Município de Primavera do Leste. O lócus da pesquisa
foi o grupo de formação continuada da Coordenação Pedagógica da Educação Infantil. A
pesquisa teve a participação de 21 sujeitos, sendo: 16 Coordenadoras Pedagógicas das EMEI,
3 Coordenadoras Pedagógicas e 1 Coordenadora de Formação da SME e a Secretária de
Educação do município. A metodologia para análise de dados está sustentada na perspectiva
teórico-metodológica da Rede de Significações (ROSSETTI-FERREIRA et al., 2004), do tipo
qualitativa, pautada na necessidade de um processo formativo construído com os sujeitos, em
um processo de relação dialógica (BAKHTIN, 2006) e nos pressupostos da “Pesquisa
Colaborativa” (DESGAGNÉ, 2017). Em momentos que se complementam em Pesquisa
Bibliográfica e Pesquisa Documental. A pesquisa empírica foi realizada em momentos distintos
e complementares que iniciaram com a reunião convite aos sujeitos. Em seguida a constituição
de um grupo de estudos específico para a Coordenação Pedagógica das EMEI em momentos de
estudos, discussões e reflexões. Com a colaboração dos sujeitos foram levantadas as
necessidades formativas, estudadas em 6 encontros formativos, constituidores dos registros em
“Diário de Campo” (FALKEMBACH, 1987) das falas e escutas dos sujeitos, complementadas
com as entrevistas. Os encontros e as entrevistas foram registrados por meio de gravador de
vídeo de plataformas virtuais e gravador de voz. Os interlocutores teóricos foram organizados
da seguinte maneira: para dialogar sobre Educação Infantil nos embasamos em Barbosa (2009
e 2016), Oliveira (2009 e 2010), Pasuch (2005 e 2012), Rossetti-Ferreira et al. (2004); sobre
formação continuada Freire (2001 e 2002), Imbernón (2011 e 2016) e Nóvoa (2007); em relação
à Coordenação Pedagógica Placco (2003), Placco, Souza e Almeida (2012), Vasconcelos (2009
e 2019) dentre outros. Concomitantemente, aprofundamos os estudos nos documentos das
DCNEI (2009) e na PMEI/PVA (2016). As análises dos dados revelam que a maioria dos
profissionais ao assumirem a Coordenação Pedagógica não têm experiência e nem formação
prévia específica que contribuam no desenvolvimento da função. Os sujeitos participantes da
pesquisa apreendem a necessidade de uma formação específica para sua função, esses que
encontram em processo de internalização das concepções da Educação Infantil e com
dificuldades e insegurança para conduzir as práticas pedagógicas nas EMEI. Podemos afirmar
que a construção de sua identidade ganha significações em um processo formativo específico
para a função, em espaço de relações dialógicas e colaborativo que considerem as histórias
individuais e coletiva dos sujeitos, onde vão construindo significados de sua própria identidade
profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Presidente - 537.597.969-15 - JAQUELINE PASUCH - UNEMAT
Externo à Instituição - MARIA CARMEN SILVEIRA BARBOSA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 11:44
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