Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA BORGES DA VEIGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA BORGES DA VEIGA
DATA : 26/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: NARRATIVAS DE DOCENTES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UNEMAT/CÁCERES


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Profissional. Docência Universitária. Narrativas Docentes. Bola de Neve.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu - Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, cuja temática central é a Pedagogia Universitária e, nela, o Desenvolvimento Profissional do Docente Universitário. Os eixos temáticos de fundamentação, com os respectivos pressupostos teóricos principais foram: Pedagogia Universitária - Franco e Krahe (2003); Cunha (2006); Soares (2009); Bolzan e Isaia (2010); Bitencourt (2014); Fávero e Pazinato (2014); Ribeiro (2018) e Galvão (2019); Docência Universitária - Zabalza (2007); Soares e Cunha (2010); Bitencourt (2014); Fávero e Pazinato (2014); Pimenta e Anastasiou (2014); Franco (2016) e Sordi (2019); Desenvolvimento Profissional - Marcelo Garcia (1999; 2009); Bitencourt (2014); Selbach (2015); Zabalza (2007); Fiorentini e Crecci (2013); Torres (2014); e, Narrativas - Jovchelovitch e Bauer (2010); Paiva (2008); Cunha (1997); Dewey (1979); Josso (2004); Connelly e Clandinin (2015); entre outros. Tem-se como questão de investigaçao: Como o desenvolvimento profissional constitutivo da Pedagogia Universitária emerge nas narrativas dos docentes universitários do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNEMAT/Cáceres no decorrer de três décadas no processo de formação de professores? E o objetivo geral é compreender as trajetórias de desenvolvimento profissional dos docentes universitários do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNEMAT/Cáceres, no contexto da Pedagogia Universitária em três décadas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de natureza explicativa, caracterizada como estudo de caso, englobou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a produção dos dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas, compondo-se as narrativas. Os dados produzidos foram categorizados e analisados tendo como base a técnica da análise de conteúdo de Bardin (1977). Definiu-se a amostra da pesquisa, os docentes participantes, a partir do método da Bola de Neve, conforme Vinuto (2014). Os resultados da análise documental evidenciaram os contextos organizacionais, estruturais e históricos da instituição e do curso, cenário da pesquisa, compondo o desenvolvimento institucional da UNEMAT/Cáceres e nela o curso de Licenciatura Plena em Matemática. A partir das narrativas docentes percebe-se que pensar sobre a trajetória de desenvolvimento profissional do docente universitário é pensar sobre as várias atividades desenvolvidas por esses sujeitos ao longo de sua atuação profissional, contemplando a tríade indissociável: ensino, pesquisa e extensão, além da gestão universitária. Para compreender os processos que permeiam o desenvolvimento profissional dos docentes e sua Pedagogia Universitária, além de investigar e refletir sobre as vivências do percurso de atuaão, é necessário lançar um olhar sobre sua trajetória formativa, a qual começa antes da graduação, pois, enquanto estudante da educação básica, o sujeito já está criando, em seu imaginário, o que para ele é, representa e se comporta um professor. Assim, compreende-se que, ao longo de toda sua formação, os sujeitos se constituem mediante experiências significativas, as quais vão provocando e proporcionando a eles a constituição, na prática, de seus saberes, mas esses saberes estão sujeitos a mudanças e ressignificações, pois, o desenvolvimento profissional docente é um processo formativo que nunca se encerra.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Presidente - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Notícia cadastrada em: 16/12/2021 10:02
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1