Banca de DEFESA: Lucas dos Reis Carvalho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lucas dos Reis Carvalho
DATA : 11/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES ESTADUAIS E FEDERAIS DO CENTRO-OESTE DO BRASIL 


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da Educação Superior. Indicadores de qualidade. Ensino de Graduação. 


PÁGINAS: 136
RESUMO:

As políticas de avaliação da qualidade são resultado de um processo de construção, com avanços e retrocessos, em que ora figuram como uma ação emancipatória, fruto de uma construção coletiva, ora cedem às exigências do mercado e reforçam o viés controlador, regulador e autoritário do Estado. A avaliação da educação superior é regulamentada pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 que determina as diretrizes do Sinaes, composto pela avaliação institucional, avaliação dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes. Nesta avaliação, o Estado utiliza indicadores de qualidade para atribuir conceitos aos cursos de graduação, estes indicadores são mais direcionados para avaliar o produto final. Neste contexto, esse estudo buscou analisar a qualidade do ensino de graduação das universidades públicas do Centro Oeste, aferida pelo MEC por meio do Conceito Enade, IDD e CPC, e suas correlações com os indicadores de qualidade do processo do ensino de graduação discutidos na literatura. Para tanto, utilizou-se como metodologia quanti-qualitativa, construir um balanço de produção que, juntamente com a literatura e a legislação, auxiliou na construção dos indicadores de qualidade referenciados no processo do ensino de graduação. Após esta construção, foram mapeados paralelamente os resultados de seis universidades públicas da região Centro Oeste do Brasil nos indicadores de produto (utilizados pelo Sinaes na conceituação dos cursos) e nos indicadores de processo construídos. Em seguida, foram correlacionados os resultados destes indicadores de qualidade pelo coeficiente de Person. Os resultados apontaram para uma tendência divergente em 90,28% das análises, apenas 7 das 72 correlações se apresentaram positivas e significantes. Com isso, reforça-se a ideia de que o Estado deve rediscutir sua forma de avaliar, para abranger tanto a qualidade do produto quanto a qualidade do processo de ensino de graduação, conduzindo a educação superior para o viés da emancipação e da transformação social, para isso, deve-se entender a pluralidade do sentido de qualidade e que a avaliação baseada majoritariamente em indicadores e exames nacionais não reflete a qualidade real do ensino ofertado. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 31286002 - ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
Externo ao Programa - 123201003 - FRANCISCO LLEDO DOS SANTOS
Externo à Instituição - TEREZA CHRISTINA MERTENS AGUIAR VELOSO - UFMT
Notícia cadastrada em: 01/11/2021 07:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1