Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁTIA APARECIDA MIGUEL FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÁTIA APARECIDA MIGUEL FERNANDES
DATA : 10/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES/MT 


PALAVRAS-CHAVES:

Escola. Violência sexual. Professor de Ciências Biológicas. Práticas pedagógicas. 


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente dissertação, intitulada Violência contra crianças e adolescentes: a percepção dos professores de ciências biológicas do ensino fundamental da rede pública do município de Cáceres/MT”, tem por objetivo conhecer a percepção dos professores do ensino de Ciências Biológicas e as ações pedagógicas das escolas públicas estadual e municipal de Cáceres-MT, no enfrentamento à Violência Sexual contra criança e adolescência (VCCA), especialmente a problemática relacionada à violência sexual. Tem como tema a violência contra criança e adolescente (VCCA), visando analisar o discurso dos professores de Ciências Biológicas, das escolas públicas de Cáceres-MT, sobre a violência que atinge os estudantes, o papel da escola e do ensino de Ciências Biológicas, pontualmente sobre a problemática da violência sexual contra a Criança e o adolescente (VSCA). Inicialmente, fez-se um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no recorte temporal de 2010 a 2019, utilizando os descritores: “violência contra criança e adolescente” e “violência sexual”. Para a coleta de dados, usou-se fontes documentais e entrevista por pauta com os professores de Ciências Biológicas das escolas investigadas. O livro de registro do Conselho Tutelar, feito pelas escolas, nos últimos cinco anos, sobre os casos notificados de violência contra criança e o adolescente e casos de violência sexual viabiizou a identificação do bairro com maior incidência e, consequentemente as escolas, definindo-as como locais para pesquisa. Duas escolas públicas foram selecionadas e se localizam em bairros a sudeste do município de Cáceres/MT, sendo identificadas por pseudônimos. Ainda como fonte documental, solicitou-se acesso aos cadernos de registro, o projeto político pedagógico e o projeto de formação continuada das escolas selecionadas e, acesso ao plano de aula e planejamento anual dos professores de Ciências Biológicas. Realizou-se entrevistas no universo de professores da área de ciências Biológicas das duas escolas selecionadas, totalizando quatro sujeitos entrevistados. Para o procedimento de sistematização e análise, usamos o método fenomenológico de Maria Aparecida Bicudo. Por meio das unidades de significado e de sentido dos sujeitos significativos, ressaltamos o processo de investigação sobre o papel da escola no enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente, e do ensino de Ciências Biológicas sobre a problemática da violência sexual. Diante do relato dos sujeitos significativos, podemos analisar que tratam o tema “violência sexual” como uma questão complexa e polêmica para trabalhar como conteúdo na disciplina de Ciências Biológicas, mas enfatizam que a educação sexual pode contribuir para o conhecimento dos alunos sobre a prevenção da violência sexual. Os/as professores/as trabalham a violência sexual de forma espontânea, quando os alunos ficam sabendo de algum caso de violência sexual na escola, é esse o momento propício de abordar o assunto, em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83216001 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Interno - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Externo à Instituição - TATIANE LEBRE DIAS - UFMT
Notícia cadastrada em: 31/10/2021 21:08
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1