Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETE LIMA DOS SANTOS ARAGÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIZABETE LIMA DOS SANTOS ARAGÃO
DATA : 14/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Metodologia Científica Sl A3 e Virtual: Google Meet meet.google.com/rzw-mbai-evc
TÍTULO:

ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE SISTEMA NERVOSO E APRENDIZAGEM NAS LICENCIATURAS EM BIOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências da Aprendizagem; Neurociência da Aprendizagem; Ensino-Aprendizagem; Aprendizagem Profissional Docente; Formação de Professores de Biologia.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O estudo das Neurociências na formação de professores de Biologia constitui-se uma necessidade para a prática docente, tendo em vista que o professor é o mediador da aprendizagem em sala de aula e, portanto, a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem é imprescindível para o seu exercício profissional. Assim, nosso objetivo consistiu em analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) das Licenciaturas em Ciências Biológicas/Biologia, das Universidades e Institutos Federais do Brasil, para identificação de como os estudos da relação entre o Sistema Nervoso e a Aprendizagem (SN-A) estão inclusos e configurados nos seus componentes curriculares, bem como, a apresentação de uma proposta inclusiva de componentes curriculares referentes ao estudo da relação entre o SN-A. Buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: como os estudos da relação entre o Sistema Nervoso e a aprendizagem  estão inclusos e configurados nos currículos das licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades e Institutos Federais Brasileiros, e, quais as potencialidades do estudo neurocientífico da aprendizagem na formação inicial de professoras/es de Biologia? Para atingir os objetivos propostos, adotamos como métodos do paradigma qualitativo a Pesquisa Bibliográfica com Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e, a análise documental, cujas fontes foram os PPC, sendo o corpus da pesquisa constituído por 134 PPC, dos quais 165 disciplinas foram analisadas. Para a análise dos dados, utilizamos à Análise de Conteúdo de Bardin (2016), sendo construídas quatro categorias de análises: (I) Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano na formação de professores; (II) Distúrbios, Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem; (III) Neurociência da Aprendizagem e as práticas pedagógicas e (IV) Aprendizagem na era digital. Os resultados nos permitiram constatar que, das 165 disciplinas analisadas, apenas 15 apresentam conteúdo específico da relação SN-Aprendizagem. Além disso, somente, uma é obrigatória. Assim, podemos concluir que os estudo da relação entre o Sistema Nervoso e Aprendizagem estão insuficientemente inclusos e configurados como não-obrigatórios nos currículos das licenciaturas em Ciências Biológicas, das instituições analisadas. A insuficiência na inclusão e configuração curricular constituem um fator preocupante, tendo em vista que, diminui as chances dos licenciandos desenvolverem conhecimentos neurocientíficos que lhes permite a compreensão dos fatores neurobiológicos da aprendizagem humana, considerando a importância de tal conhecimento na prática pedagógica, para lidar com indivíduos em desenvolvimento. Aqui estão, em síntese, as potencialidades do estudo neurocientífico da aprendizagem na formação inicial de professoras/es de Biologia. Defendemos que é necessário que haja nas Licenciaturas disciplinas sobre as bases neurobiológicas da aprendizagem, para que se construa uma base sólida de conhecimentos da relação entre os processos neuronais e a aprendizagem. Assim, devido a insuficiência constatada, propomos a inclusão de duas disciplinas neurocientíficas no currículo das licenciaturas, a saber: Neurociência da Aprendizagem I e II.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Externo à Instituição - EDNA LOPES HARDOIM - UFMT
Notícia cadastrada em: 23/11/2022 14:40
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