Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA SILVA FERRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO DA SILVA FERRAZ
DATA : 09/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT-Google meet link: meet.google.com/tvt-pfyx-avx
TÍTULO:

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA POR INTERMÉDIO DO ENSINO INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Química, PHET simulador, Tecnologias de Ensino


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Historicamente, o ensino de química tem sido um desafio para alunos e professores. No entanto, na era digital, foram desenvolvidos recursos como aplicativos que podem ser usados para enriquecer o currículo para estimular a compreensão de conteúdos. Além disso, com o aumento do uso de tecnologias digitais durante e após a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitos professores tiveram que se reinventar ao adaptar o ensino presencial a sistemas online. As tecnologias digitais no Ensino de Química, podem trazer possibilidades de melhorias no processo de ensino, visto que algumas instituições não possuem laboratório de Química, o uso desses Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), é uma alternativa. Visto que a Química é uma ciência visual e experimental, o uso das Tecnologias Digitais por intermédio do Ensino por Investigação pode trazer uma contribuição no processo de ensino, no que se refere ao ensino do conteúdo de Equilíbrio Químico? O objetivo deste estudo foi compreender as contribuições das tecnologias digitais no ensino de Equilíbrio Químico usando a metodologia do ensino por investigação. A metodologia é de caráter qualitativo, onde o próprio pesquisador observa as ações e contextos, utilizando sua experiência pessoal para realizar interpretação. O contexto de produção de dados teve como foco a “Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo” situado no município de Jauru-MT, escola de Anos Finais e Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 2° ano do Ensino Médio, turno matutino, de 20 alunos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, a roda de conversa e anotações sobre o uso das tecnologias digitais no Ensino de Química, durante as atividades, com base nas atividades utilizando os ODA. Para análise desses dados foi utilizado a indução analítica, que é uma forma de análise dos obtidos com diferentes instrumentos. Um plano de aula foi elaborado, com o tema “Equilíbrio Químico em sistemas aquosos” com os conteúdos “Equilíbrio Iônico da água e produto iônico da água” e “Determinação do pH e pOH”. Foram necessárias 20 horas para realização das atividades,  uma sequência didática foi elaborada, com atividades contextualizadas junto com o uso do ODA, e aula prática com auxílio de ODA, para auxiliar no experimento. Os resultados e discussões mostraram que as tecnologias digitais, o uso de ODA, durante as aulas de Química, por intermédio do Ensino por investigação proporcionou contribuição no ensino de acordo com a percepção dos alunos, facilitando a compreensão, possibilitando usar um laboratório mesmo que online, quando da ausência de um laboratório físico, despertou o interesse dos participantes. Um dos pontos negativos foi a estrutura da escola, como por exemplo, computador lento, internet lenta, ou até mesmo algum aplicativo que não apresentou precisão nos seus resultados durante as aulas. Conclui-se então que o uso das tecnologias digitais no Ensino de Equilíbrio Químico em sistemas aquosos pode trazer um diferencial na vida dos estudantes, mas para isso necessita de um planejamento acerca do professor e mediação do professor durante a execução dos trabalhos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Externo à Instituição - Geison Jader Mello - UFMT
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 14:53
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1