Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcos Corrêa da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Corrêa da Silva
DATA : 06/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/cqj-dypb-hpt
TÍTULO:

 

INFLUÊNCIA DE PASSIVOS FLORESTAIS AMAZÔNICOS ALTERNATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE IPÊ ROSA - Tabebuia rosea (Bertoloni) a.p.


PALAVRAS-CHAVES:

Índice de Dickson; Análise multivariada; Mudas florestais; Casca de castanha.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Devido a necessidade de informações básicas que possam definir premissas necessárias na escolha de substratos alternativos na produção de mudas florestais, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de mudas de Tabebuia rosea, produzidas com uso de diferentes substratos alternativos e diferentes tamanhos de tubetes. Foram avaliados dois tamanhos de tubetes, com 120 e 280 cm³ de volume, os quais foram acondicionados em bancadas suspensas a 80 cm do solo. Também foram avaliados 10 substratos, formulados a partir de composições feitas utilizando resíduos alternativos, como serragem não decomposta, casca de castanha e substrato comercial. O experimento foi conduzido por 120 dias, com medições periódicas a cada duas semanas. Para a avaliação do desenvolvimento das mudas, foi utilizado o delineamento experimental inteiramente ao acaso em esquema fatorial duplo 2 X 10: Tubete (2 tamanhos) e Substrato (10 componentes). Após 120 dias da semeadura, realizou-se a lavagem das mudas em água corrente para retirada do substrato e seccionadas para separação da parte aérea e sistema radicular, seguindo posteriormente para avaliação dos parâmetros morfométricos, bem como o índice de qualidade de Dickson (IQD). Foi utilizada a análise de componentes principais para verificar a relação entre as variáveis dependentes, e quais destas poderiam afetar em maior grau o agrupamento dos tratamentos avaliados. O IQD foi avaliado a partir da análise de variância univariada (ANOVA). A casca de castanha demonstrou-se eficiente para produção de mudas de Tabebuia rosea. Não houve diferenças entre os tubetes de 120 cm³ e 280 cm³ para o desenvolvimento das mudas de Tabebuia rosea. Os componentes mais importantes, detectados pela análise de componentes principais, foram a biomassa seca e fresca totais. A serragem não decomposta, não foi eficiente para produção de mudas de Tabebuia rosea.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 253817001 - JULIANA GARLET
Externo ao Programa - 66803005 - RUBENS MARQUES RONDON NETO
Externo à Instituição - LUCIANO RODRIGO LANSSANOVA - IFMT
Notícia cadastrada em: 25/11/2022 09:25
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1