Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE CORREIA BUENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE CORREIA BUENO
DATA : 11/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de resistência genética - Campus Cáceres
TÍTULO:

METODOLOGIA PARA DETECÇÃO E DIAGNÓSTICO RÁPIDO E PRECISO DE Lasiodipodia Theobromae EM TECA POR MEIO DE PCR EM TEMPO REAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Cancro da teca; Melhoramento Genético Vegetal; Tectona grandis.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Atualmente a teca (Tectona grandis) é considerada umas das espécies florestais mais importante do mundo na produção madeireira. A crescente demanda pela madeira está relacionada a alta qualidade, beleza e versatilidade em suas aplicações. Porém, algumas doenças têm causado enormes prejuízos a cultura, entre elas o cancro da teca associado a L. theobromae, inviabilizando o comércio dos indivíduos afetados. O objetivo deste trabalho é estabelecer um protocolo rápido e simples para a detecção e diagnóstico de L. theobromae na madeira de teca via qPCR. O presente trabalho será realizado em pesquisas laboratoriais, onde será realizado durante uma pesquisa experimental, na parte de pesquisa da Unemat. Para a extração de DNA serão feitos protocolos simples e de rápida       identificação do L.theobroame direto dessas amostras coletadas com adaptações para o uso do kit de extração de DNA Wizard® Genomic DNA Purification Kit (Promega). Aonde a  pesquisa tem como objetivo geral, desenvolver protocolo rápido, simples e preciso para detecção e diagnóstico do Lasiodiplodia theobromae a partir da madeira de teca infectada via qPCR. Espera se encontrar o protocolo simples para identificação rápida de L. theobromae na madeira da teca possibilitando ao programa de melhoramento genético desenvolver estratégias de manejo para a cultura diminuindo as perdas causadas pelo patógeno.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132048001 - LEONARDA GRILLO NEVES
Interno - 130513001 - SABRINA CASSARO
Externo ao Programa - 907703001 - MARIA DO SOCORRO BEZERRA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 08/11/2023 18:41
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1