Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA GOMES CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA GOMES CUNHA
DATA : 22/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
TÍTULO:

ENTRE DIRETRIZES E PRÁTICAS: O LUGAR DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO NO MATERIAL DIDÁTICO ESTRUTURADO

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

ProfHistória. Documento de Referência Curricular de Mato Grosso. História Local. Material Estruturado.

 

 


PÁGINAS: 79
RESUMO:

A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres, e tem como objetivo geral analisar como as orientações referentes ao ensino de história local presentes no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT) estão articuladas no material didático estruturado deste estado. O referido material didático resultou de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso/SEDUC e a Fundação Getúlio Vargas/FGV e é ofertado aos estudantes da rede estadual de ensino. Como objetivos específicos, a proposta é identificar como a história local está inserida no referido documento; e principalmente, identificar qual o lugar ocupado pelos sujeitos históricos mato-grossenses (indígenas, mulheres, negros, quilombolas, migrantes, entre outros) nesse recurso didático-pedagógico, levando em consideração a importância desses grupos sociais para a formação histórica da região Centro-Oeste. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa que considera como fonte de análise quatro coleções produzidas especificamente para os anos finais do ensino fundamental. Para isso, estabeleceremos um diálogo sobre as concepções e usos de materiais didáticos tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Circe Bittencourt (2008), com atenção para as categorias de “livro didático ideal” e para a produção de conhecimento histórico de Jörn Rüsen (2011). Ao final da pesquisa, buscamos compreender como o material estruturado contribui para o ensino de História de Mato Grosso, tendo em vista que o Documento de Referência Curricular (DRC-MT) tem função normativa no Estado. Além desse aspecto, buscamos analisar as possibilidades para estudo da história local e regional em sala de aula oferecidas ao professor e aos jovens estudantes da rede básica de ensino através de seus materiais oficiais


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - Osvaldo Rodrigues Junior - UFMT
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 17:13
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1