Banca de DEFESA: NELTON RICARDO DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELTON RICARDO DIAS
DATA : 28/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Cáceres - via on line
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DE CANARANA-MT: VIVÊNCIAS DE MIGRANTES E A HISTÓRIA DO LUGAR (1970-1980)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. História Oral. História do Lugar. Canarana/MT


PÁGINAS: 144
RESUMO:

As formas de fazer História, inclusive no contexto escolar, variaram muito nos últimos séculos. A historiografia, por ter sua origem sempre em um dado contexto, tem o desafio de compreender-se nesse contexto, analisá-lo, desafiá-lo e influenciá-lo.  O ensino de História no Brasil também passou por mudanças significativas em sua forma, conteúdo e objetivos desde a sua primeira formatação, no início do século XIX, até a segunda década do século XXI. Seus objetivos variaram desde a consolidação do sentimento patriótico, passando pela formação centrada no aluno da Pedagogia Nova, pela formação de mão de obra passiva da Pedagogia Tecnicista e, finalmente, pelo desenvolvimento do pensamento autônomo do aluno presente na BNCC. A formação de professores e a relação de conteúdos abordados refletem, em muito, os objetivos propostos em cada um dos períodos. Ressalta-se, na atual conjuntura educacional, a necessidade de discutir a historicidade de cada sujeito em seu contexto. Assim, destaca-se a importância de trabalhos relacionados a memória e História Oral como subsídio para a construção e estudo da História do lugar. Partindo do desafio de avançar para além da história oficial da cidade de Canarana/MT, que tem como marco inicial o projeto de colonização homônimo iniciado em 1972 por colonos oriundos do estado do Rio Grande do Sul, este estudo objetivou investigar a existência e contribuição de outros sujeitos no processo de ocupação do território. Para tal, a metodologia da História Oral serviu de subsídio a fim de coletar, analisar e divulgar os relatos desses sujeitos que, por vezes, não são considerados na construção da história desse lugar. Estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Freire, de Canarana/MT, integraram o projeto como os principais protagonistas no processo de investigação e análise dos dados coletados, na perspectiva da construção de um saber histórico escolar. Num contexto de pluralidade de ideias, o ensino de História também vê-se plural e diverso. E, em sintonia com o desenvolvimento das propostas educacionais encontradas na BNCC, a utilização da História Oral para o estudo de questões relacionadas a Memória e a História Local, coloca-se como uma das possibilidades que vem ao encontro da ideia de autonomia de pensamento do aluno e de produção de sua própria História e identidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 59400001 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 278736001 - FERNANDA MARTINS DA SILVA
Externo ao Programa -
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 21:03
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