Banca de QUALIFICAÇÃO: NELTON RICARDO DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELTON RICARDO DIAS
DATA : 09/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT via remota
TÍTULO:

Ensino de história e história de Canarana-MT: Vivências de migrantes e a história do lugar (1960-1972)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. História Oral. História do Lugar. Canarana/MT


PÁGINAS: 93
RESUMO:

O ensino de História no Brasil passou por mudanças significativas em sua forma, conteúdo e objetivos desde a sua primeira formatação, no início do século XIX, até a segunda década do século XXI. Seus objetivos variaram desde a consolidação do sentimento patriótico, passando pela formação centrada no aluno da Pedagogia Nova, pela formação de mão de obra passiva da Pedagogia Tecnicista e, finalmente, pelo desenvolvimento do pensamento autônomo do aluno presente na BNCC. A formação de professores, a organização escolar e a relação de conteúdos abordados refletem, em muito, os objetivos propostos em cada um dos períodos. Ressalta-se, na atual conjuntura educacional, a necessidade de discutir a historicidade de cada sujeito em seu contexto. Assim, destaca-se a importância de trabalhos relacionados a memória e História Oral como subsídio para a construção e estudo da História do Lugar. Este trabalho dedica-se a construir uma possibilidade de abordagem para o estudo da História de Canarana/MT no contexto escolar. De modo geral, a História de Canarana tem sido construída e apresentada pelos meios oficiais como resultante da colonização promovida por pequenos agricultores provenientes do Rio Grande do Sul que se estabeleceram em terras desocupadas ou subaproveitadas e construíram a cidade tal qual ela se apresenta na atualidade. A utilização da metodologia de pesquisa de História Oral pode agregar elementos relevantes à construção da História de Canarana, uma vez que oportuniza a investigação das motivações, percepções e trajetórias de pessoas, migrantes não sulistas, que fazem parte da diversidade presente na formação da sociedade de Canarana e que, muitas vezes, são relegadas a algum papel coadjuvante nas narrativas oficiais da História. Ao perceber que as formas de fazer História, inclusive no contexto escolar, variaram muito nos últimos séculos, a reflexão referente a essas mudanças não pode escapar ao ofício do historiador. Num contexto de pluralidade de ideias, o ensino de História também vê-se plural e diverso. E, em sintonia com o desenvolvimento das propostas educacionais encontradas na BNCC, a utilização da História Oral para o estudo de questões relacionadas a Memória e a História do Lugar, coloca-se como uma das possibilidades que vem ao encontro da ideia de autonomia de pensamento do aluno e de produção de sua própria História e identidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 278736001 - FERNANDA MARTINS DA SILVA
Externo ao Programa - 31741001 - LEOMAR RIPPEL
Interno - 59400001 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 15:33
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