Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO RICARDO NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÉRGIO RICARDO NUNES
DATA : 29/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - Via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM COLORADO DO OESTE-RO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Cidadania. Direitos. Deveres. ProfHistória. Ensino de História.

 


PÁGINAS: 70
RESUMO:

 

Esta dissertação de mestrado é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em ensino de História da Universidade do Estado do Mato Grosso – PROFHISTÓRIA. A motivação para realizá-la tem relação estreita ligação com as experiências de vida do pesquisador trabalhando com movimentos sociais e políticos relacionados aos temas juventude, cidadania, lutas por direitos e também, relacionados ao exercício de professor de História da Educação básica por mais de uma década no município de Colorado do Oeste, em Rondônia, em que onde aspectos referentes a cidadania, a Escola e o ensino de História se fazem presentes. O objetivo geral desta dissertação é construir uma análise sobre a compreensão de alunos da Educação básica da Escola Estadual de ensino fundamental e médio Manuel Bandeira, sobre cidadania, bem como conhecer que importância conferem à Democracia e ao exercício de direitos, em especial identificar qual a contribuição do ensino de História realizado na escola para tais compreensões. Como objetivos específicos buscou-se através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, uma melhor compreensão sobre o conceito de cidadania ao longo do tempo e sua relação com o exercício de direitos fundamentais dos seres humanos, bem como entender o papel da escola, e em especial, do ensino de História na formação do cidadão, além de possibilitar a elaboração de material didático com a finalidade de orientar professores da educação básica no planejamento de aulas de História em relação a formação para a cidadania. Como método no decorrer da pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre a História da cidadania a partir de autores como Thomas Humphrey Marshall, Jose Murilo de Carvalho, Maria Victoria de Mesquita Benevides, dentre outros, em que foi possível compreender a relação da cidadania com sociedades pautadas no reconhecimento dos direitos dos indivíduos, em especial, o Estado Nacional contemporâneo e o reconhecimento por parte deste dos direitos civis, políticos e sociais dos seus cidadãos. A pesquisa bibliográfica também contemplou autores da Educação e do ensino de História como Paulo Freire, Miguel Arroyo, Selva Guimarães, Circe Maria Fernandes Bittencourt e Luís Fernando Cerri, no aspecto que fazem referência ao tema cidadania. Também foi realizada uma pesquisa documental em leis e diretrizes que regulamentam e orientam o ensino em geral, bem como o ensino de História na Educação básica. Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tais documentos contribuíram com a pesquisa, especificamente na compreensão sobre qual o papel da Escola e do ensino de História para o exercício da cidadania apontado na Constituição Federal de 1988. Outra ação desenvolvida foi a realização de entrevistas com alunos do último ano da Educação básica na Escola Manuel Bandeira com o objetivo de conhecer suas representações sobre o tema cidadania e sua relação com as vivências democráticas. A pesquisa, situada no campo da História local pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, por considerar as experiências dos estudantes com o meio cultural e social em que estão inseridos, por valorizar suas representações sobre cidadania e suas categorias a partir das experiências existenciais e valores culturais. O constructo teórico da História cultural oferecerá referenciais para a realização da análise das narrativas coletadas em entrevista. No aspecto geral os resultados da pesquisa possibilitaram compreender que os jovens têm uma percepção positiva sobre a democracia no ambiente escolar, permitindo-nos inferir que isto acontece tendo em vista as características da cultura escolar que os possibilita compreender categorias políticas como os direitos e os deveres que orientam os conceitos de cidadania e de cidadão.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Interno - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 131919001 - RAIMUNDO NONATO CUNHA DE FRANCA
Notícia cadastrada em: 18/01/2021 16:01
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1