Banca de DEFESA: Mara Helena Carneiro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mara Helena Carneiro
DATA : 14/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala do PPGGeo e Google Meet : https://meet.google.com/ojo-ehtu-ahv
TÍTULO:

SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MINEIRO, JAURU-MT: USO E OCUPAÇÃO DA TERRA, HIDRODINAMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Dinâmica fluvial. Ações Antrópicas.  Hidrossedimentologia. Educação Ambiental.

 

 


PÁGINAS: 165
RESUMO:

Dado a importância aos danos decorrentes que o uso e ocupação da terra de forma inadequada promovem nos cursos fluviais, este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos dos tipos de ocupação/uso na erosão marginal e a hidrossedimentologia do córrego Mineiro com vista a contribuir para a promoção da Educação Ambiental no município de Jauru, Mato Grosso. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico; trabalho de campo para mensurar as variáveis hidrodinâmicas, proceder com a coleta de sedimentos de fundo e suspensão e a inserção de pinos e estacas para o monitoramento da erosão marginal. Em laboratório, foram realizadas análises para quantificar a carga suspensa, a granulometria dos sedimentos transportados e a composição do solo das margens. A colonização da área iniciou-se na década de 1950, de forma desordenada e baseada na extração de madeiras. Seus principais atributos físicos-ambientais são: relevo com suave inclinação, presença de argissolos vermelho amarelo eutróficos originalmente cobertos por florestas estacionais e clima tropical subúmido. Com uma área de 102,7 km², no domínio da sub-bacia hidrográfica do Mineiro, insere-se a área urbana do município de Jauru e parte de sua área rural, integrada por propriedades, destinadas à pecuária extensiva. Seu canal principal é o córrego Mineiro, que juntamente com seus tributários, abastecem com água toda a população e atividades econômicas realizadas na sub-bacia. Os resultados obtidos,  possibilitaram inferir que o córrego Mineiro se encontra em processo de assoreamento, em razão de ações antrópicas que suprimiram a vegetação nativa para a introdução da pecuária e que permitem o pisoteio do gado nas margens do curso d’água, fatores que acarretaram a compactação do solo, aumento do escoamento superficial, fragilidade das margens e o carreamento de sedimentos para o leito fluvial. Mediante essas informações, pode-se concluir que é necessário implementar ações que promovam a proteção, a conservação e/ou recuperação dos recursos hídricos nessa localidade, como a recuperação das áreas de Preservação permanentes, utilização de curvas de nível, produção de cartilhas educativas e o desenvolvimento de projetos de Educação ambiental nas escolas. Como efetivação de uma dessas ações, foi desenvolvido um projeto de Educação Ambiental em duas turmas do Ensino Fundamental II de uma escola estadual localizada na área de estudo, Assim, nas turmas do 9 ano A e B, foram trabalhados os conceitos relacionados a bacias hidrográficas e apresentado os dados da pesquisa. A partir da percepção individual, os alunos construíram mapas mentais sobre o córrego Mineiro. Posteriormente, houve o compartilhamento dos conhecimentos apreendidos pelos estudantes, com as demais turmas, através da apresentação de seminários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 114163019 - LEILA NALIS PAIVA DA SILVA
Interno - 83161101 - CELIA ALVES DE SOUZA
Interno - 393.900.588-64 - GUSTAVO ROBERTO DOS SANTOS LEANDRO -
Externo à Instituição - FLÁVIO RODRIGUES DO NASCIMENTO - UFC
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 16:40
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