SELEÇÃO COMPLEMENTAR PPGGEO 2023

EDITAL 004/2022-PPGGEO

 

SELEÇÃO COMPLEMENTAR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GEOGRAFIA

MESTRADO ACADÊMICO

 

 

1 – DA ABERTURA

 

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), Faculdade de Ciências Humanas (FCH) – câmpus universitário de Cáceres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de acordo com deliberação do Conselho do PPGGeo (Portaria nº 1461/2021), faz saber, pelo presente Edital, que as inscrições ao PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR para ingresso em 2023, no Programa de Pós-graduação em Geografia, estarão abertas aos portadores de Diploma de Curso Superior em Geografia e áreas afins.

O Programa de Pós-graduação em Geografia possui como área de concentração “Organização do Espaço e Meio Ambiente”, com uma linha de pesquisa: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial.

Essa linha de pesquisa objetiva a realização de pesquisas voltadas à análise dos componentes ambientais, a sua configuração na paisagem e a sua influência na organização espacial, bem como às transformações socioespaciais e seus diferentes recortes territoriais, possibilitando aos profissionais uma reflexão mais ampla acerca da interação Natureza – Sociedade na organização do espaço em suas diferentes escalas, com ênfase nas questões regionais.

 

2. Das Vagas

 

2.1 O Programa de Pós-graduação em Geografia ofertará, neste Edital, um total de 09 (nove) vagas, conforme Quadro 1.

QUADRO 1: DISPONIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO, POR DOCENTE

DOCENTES

VAGAS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Dr. Amintas Nazareth Rossete

amintas@unemat.br

2

- Geoecologia da Paisagem;

- Planejamento ambiental em bacias hidrográficas;

- Geologia Ambiental;

- Monitoramento e avaliação de recursos naturais.

Dr. Aumeri Carlos Bampi
aumeribampi@gmail.com

1

- Transformações socioespaciais na Amazônia

- Política, território e diversidade socioterritorial;
- Problemas socioambientais urbanos

- Movimentos sociais, migrações e dinâmica territorial

Dr. Bruno Zucherato

bzucherato@gmail.com  

 

1

- Ensino de Geografia;

- Cartografia Escolar;

- Cartografia.

 Drª. Célia Alves de Souza

celiaalvesgeo@globo.com

 

1

- Geomorfologia fluvial;

- Bacias hidrográficas: uso direto e indireto e os impactos associados (perda da qualidade da água, diminuição do fluxo e assoreamento).

Dr. Gustavo Roberto dos Santos Leandro

gustavo.leandro@unemat.br

 

1

- Bacias Hidrográficas, Sistemas Fluviais e Conectividade.

- Apropriação dos recursos hídricos.

- Sistemas rio-planície de inundação e sua evolução.

- Zoneamento de áreas úmidas e alagadas.

Dr. Juberto Babilonia Sousa

jubertobabilonia@yahoo.com.br

 

1

- Gênese, morfologia e classificação do solo;

- Capacidade de uso da terra;

- Uso do solo no Planejamento Ambiental.

Drª. Leila Nalis Paiva da Silva Andrade

leilaandrade@unemat.br

 

1

- Ambientes fluviais;

- Cobertura vegetal e uso da terra;

- Processos erosivos

Drª. Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira

lisanilpereira@hotmail.com

1

(Cadastro de reserva)

- Ensino de Geografia;

- Geografia Agrária;

- Comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas.

 

2.3 As vagas oferecidas para este processo seletivo serão preenchidas pelos aprovados, podendo atingir no máximo o limite de vagas previstas no item 2.2.

2.4 Os candidatos aprovados serão ordenados em ordem decrescente da pontuação final obtida para o preenchimento das vagas destinadas, exclusivamente, para cada linha de pesquisa.

2.5 O Programa de Pós-graduação em Geografia reserva o direito de não preencher todas as vagas.

 

3. Das Inscrições

3.1 As inscrições serão efetuadas exclusivamente nas formas descritas neste Edital.

3.2 O período de inscrições será de 06 a 15 de fevereiro de 2023, sendo que o envio de documentos deverá ser realizado exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) (http://sigaa.unemat.br), em formato pdf. Para ter acesso ao Sigaa, o candidato deverá, inicialmente, se cadastrar no Ecossistema, da Unemat (https://ecosistema.unemat.br/cadastro-usuario).

3.3 O candidato deverá conferir todos os documentos antes de enviar. A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação não se responsabiliza por arquivo com problemas de ordem técnica.

3.4 As informações contidas no Formulário de Inscrição são consideradas complementares a este Edital.

3.5 Qualquer inveracidade constatada nos documentos da inscrição será fato para o seu cancelamento, tornando-se nulos todos os atos dela decorrentes, além de sujeitar-se às penalidades previstas em lei.

3.6 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em seus Anexos, e em editais complementares, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

3.7 Não será cobrada taxa de inscrição no presente processo.

3.8 São documentos necessários para inscrição:

a) Cópia da Carteira de Identidade (RG) – frente e verso;

b) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso em nível de graduação (frente e verso). O aluno matriculado no último semestre do curso de graduação deve apresentar declaração oficial, informando a conclusão do curso, até a data da matrícula no Programa;

d) Histórico Escolar do curso de graduação;

e) Curriculum Lattes atualizado;

f) Título de Eleitor;

g) Certificado de Quitação de Serviço Militar (obrigatório para brasileiro do sexo masculino)

h) Fotografia digital, recente, do busto (ombros e rosto)

i) Comprovante de residência atualizado (Formato PDF)

j) Barema preenchido e comprovado conforme Anexo I;

l) Pré-projeto de pesquisa, conforme Anexo II e Anexo II.1;

m) Documento de comprovação de proficiência em língua estrangeira (se for o caso).

3.7 A escolha dos possíveis orientadores pelo candidato será realizada com base no tema de pesquisa do mesmo e nas áreas de atuação dos docentes do Programa, conforme Quadro 1.

 

4. Da Homologação das Inscrições

 

4.1 Ahomologação da inscrição depende do cumprimento integral dos itens anteriores.

4.1.1 As inscrições homologadas serão divulgadas a partir do dia 15 de fevereiro de 2023, exclusivamente no endereço eletrônico http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “notícias”).

4.2 Não será aceita a entrega de qualquer documento após o encerramento do período de inscrição.

 

5. Das Bolsas de Estudo

 

5.1 Aseleção do candidato no Edital e sua matrícula como discente no Programa não implica em compromisso de concessão de bolsa de estudo pelo Programa.

5.2 Acota de bolsas disponíveis no Programa será distribuída aos pós-graduandos, devidamente matriculados, de acordo com a classificação geral no processo de seleção, por ordem decrescente da média final, desde que o candidato atenda aos critérios estabelecidos pelo PPGGeo.

5.3 A prioridade de bolsas será, inicialmente, para os candidatos classificados no Edital nº 02/2022 – PPGGeo/Unemat e, posteriormente, para os classificados no presente Edital de Seleção Complementar.

 

6. Da Seleção

 

6.1 Para ingresso no Programa de Pós-graduação em Geografia serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:

I. Pré-projeto de pesquisa (eliminatório);

II. Análise do Barema (classificatória);

III. Defesa do Pré-projeto (eliminatória);

IV. Entrevista (eliminatória).

 

6.1.1 Para os candidatos que possuem proficiência em língua inglesa ou espanhola o documento comprobatório deverá ter no máximo 24 meses até a data de inscrição. Será aceita a proficiência de outras instituições do País, que possuam Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, devidamente recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como de Institutos de línguas/escolas de idiomas reconhecidos para admissão em Programas de Pós-graduação.

 

6.1.2 Os candidatos que não possuem proficiência em língua inglesa ou espanhola poderão realizá-la em processos seletivos dos laboratórios de Línguas da própria Unemat ou em seleções de outras instituições que a ofereçam, conforme item 6.1.1.

 

  1. I.                 Pré-projeto de pesquisa (eliminatório);

 

6.2 Para atribuição da nota será utilizada uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) no pré-projeto de pesquisa. Será avaliado o enquadramento do pré-projeto na área de concentração do Programa, no tema de pesquisa do orientador, na relevância científica e prática, objetivos, metodologia e viabilidade de execução no prazo proposto, conforme anexos II e II.1. O pré-projeto terá peso igual a 3 (três) para o cálculo da média final.

6.2.1 É altamente recomendável que o candidato tenha conhecimento sobre as dissertações já defendidas no PPGGeo (link), bem como os projetos em andamento (link).

 

  1. II.               Análise do Barema (classificatória);

 

6.3 A análise do Barema (Anexo I) será de caráter classificatório, sendo aplicada somente aos candidatos aprovados no pré-projeto de pesquisa item 6.2.

6.3.1 Para a nota do Barema será considerado o total de pontos acumulados pelo candidato em uma média proporcional ao candidato que tiver a maior nota, sendo esta equivalente 10,00 pontos e as demais proporcionais a este valor.

6.3.2 A nota do Barema terá peso igual a 2,0 (dois e meio).

6.3.3 O Barema que estiver em desconformidade com o modelo apresentado no Anexo II não será avaliado.

 

  1. III.              Defesa do Pré-projeto (eliminatória)

 

6.4 A defesa do Pré-projeto será realizada via webconferência e cada candidato terá de 15 a 20 minutos para apresentar o Projeto, sua justificativa e relevância, os objetivos (geral e específicos), os procedimentos metodológicos para se atingir os objetivos propostos, como pretende estruturar a dissertação (em capítulos e subcapítulos) e o cronograma de execução das atividades junto ao PPGGeo/Unemat e qualificação e defesa da dissertação.

 

6.4.1 O PPGGeo/Unemat não se responsabiliza por problemas técnicos e de internet que impeçam o candidato a participar da presente etapa, estando o mesmo eliminado do Processo Seletivo caso não consiga se comunicar, no dia e horário marcados, com a Banca Avaliadora.

6.4.2 As datas e horários de cada defesa serão divulgados em edital complementar, no endereço eletrônico http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “notícias”).

6.4.3 A Banca Avaliadora atribuirá nota de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) na defesa de cada Pré-projeto e será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 6,0 (seis).

6.4.3 A defesa do Pré-projeto terá peso igual a 3,5 (dois e meio).

 

  1. IV.             Entrevista (eliminatória)

 

6.5 A entrevista será eliminatória e terá pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), com peso igual a 1,5 (um e meio). As entrevistas serão realizadas pelo Google Meet, ou plataforma similar.

6.5.1 O PPGGeo/Unemat não se responsabiliza por problemas técnicos e de internet que impeçam o candidato a participar da presente etapa, estando o mesmo eliminado do Processo Seletivo caso não consiga se comunicar, no dia e horário marcados, com a Banca Avaliadora.

6.5.2 As datas e horários de cada entrevista será a mesma da defesa do Pré-projeto e serão divulgados em edital complementar, no endereço eletrônico http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “notícias”).

6.5 Durante a entrevista, a Banca Avaliadora arguirá o candidato sobre o seu pré-projeto de pesquisa, as normas do PPGGeo/Unemat e sua disponibilidade de tempo para cursar o Mestrado Acadêmico em Geografia.

6.6 O cronograma de atividades do processo seletivo encontra-se no Anexo III.

6.7 A média final (MF) do Processo de Seleção será calculada por meio da média ponderada das notas referentes ao Pré-projeto de Pesquisa (PP), à análise do Barema (B), Defesa do Pré-projeto de Pesquisa e à Entrevista, conforme peso de cada um deles.

6.8 Ocorrendo empate na classificação final, terá preferência o candidato que obtiver maior nota, na seguinte ordem:

a) Defesa do Pré-projeto de Pesquisa;

b) Pré-projeto de Pesquisa;

c) Entrevista;

d) Barema.

6.9 O resultado final será divulgado exclusivamente no endereço eletrônico http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “notícias”), por meio da listagem dos candidatos aprovados e classificados a partir do dia 01 de março de 2023.

 

7. Da Matrícula

 

7.1 Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas exclusivamente pelo Sigaa, no período de 06 a 09 de março de 2023.

 

8. Das Disposições Finais

 

8.1 Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Conselho do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo).

8.2 Não caberá recurso no resultado da defesa do Pré-projeto e nem no da Entrevista.

8.3 Caberão recursos ao processo de seleção, somente por escrito, em caso de arguição de ilegalidade quanto ao cumprimento das normas estabelecidas neste Edital. Os recursos deverão ser dirigidos ao Programa de Pós-graduação (ppggeo@unemat.br), até 24 horas após a divulgação dos resultados.

8.4 Aefetivação da inscrição para seleção no Programa pressupõe a concordância com todos os itens apresentados neste Edital.

 

  Cáceres/MT, 21 de dezembro de 2022.

 

 

 

 

Evaldo Ferreira

Coordenador PPGGeo/Unemat

Portaria nº 1960/2019

 

 

 

ANEXO I

 

BAREMA DO CANDIDATO

1- Dados pessoais

Nome:

Sexo: (  ) Masculino    (  ) Feminino

Estado civil:

Identidade:

Órgão expedidor:

 

CPF:

Endereço:

CEP:

Cidade/Estado:

Telefone:

Fax:

E-mail:

           

 

2 - Formação acadêmica

Graduação

Nome do curso:

Ano de conclusão:

Instituição:

País:

 

Cidade:

UF:

       

 

Atenção:

Este formulário contempla os dados curriculares de importância para o candidato ao Mestrado. Somente as atividades consideradas aqui serão pontuadas. Preencha os campos abaixo, anexando a documentação comprobatória, a qual deverá ser numerada (paginada) no canto inferior direito do documento na mesma ordem de indicação deste Formulário. Ressaltamos que o “número do documento” é o número da página da documentação comprobatória. O campo “Pontuação” deverá ser preenchido pela Comissão de Seleção. Só devem ser computadas atividades devidamente documentadas. A Comissão de Seleção reserva-se o direito de avaliar a pertinência e qualidade dos documentos. Todas as folhas devem ser rubricadas.

 

3- Atuação profissional e bolsas

          Descrição

Nº de semestre

Nº do documento

Pontuação

Período atuação no ensino (Fundamental, Médio e Superior) nos últimos 3 anos (0,50 pontos por ano)

 

 

 

Coordenação de oficinas nos últimos 3 anos (0,25 pontos por oficinas )

 

 

 

Iniciação Científica (ensino, pesquisa e extensão) sem bolsa (0,25 pontos por ano)

 

 

 

Iniciação Científica com bolsa (ensino, pesquisa e extensão) (0,50 pontos por ano)

 

 

 

Bolsa nível superior (0,25 pontos por ano)

 

 

 

Total de pontos (executado pela Comissão)

 

 

 

Obs.: Estas atividades deverão ser comprovadas mediante documento da agência financiadora da bolsa ou de declaração em papel timbrado da instituição onde as mesmas foram realizadas.

 

4- Participação em eventos científicos e produção científica4

 

Descrição

Nº de participações ou publicações

Nº do documento

Pontuação

Publicações

Publicação na forma de resumo expandido (0,25 ponto por resumo)1

 

 

 

Resumo publicado em eventos (0,1 pontos por resumo) 1

 

 

 

Artigo científico, publicado em periódico com corpo editorial (1,0 ponto por artigo) 2

 

 

 

Capítulo de livro científico com ISBN (0,5 pontos por capítulo)3

 

 

 

Livro científico publicado com ISBN (0,75 pontos por livro)3

 

 

 

 

Total de pontos

 

 

 

Onde:

1) Comprovar com cópia do resumo publicado e da capa do livro ou CD de resumos ou certificado de apresentação do trabalho. O candidato deve incluir uma lista, em ordem cronológica, com o título de todos os trabalhos apresentados e o nome dos respectivos eventos. Trabalhos apresentados em mais de um evento serão considerados como um único resumo.

2) Comprovar com cópia do artigo científico completo.

3) Comprovar com cópia da capa do livro e da página do capítulo de livro.

4) Serão considerados para efeito de pontuação a produção dos últimos 5 (cinco) anos.

 

Local:

 

Data: __/__/____

Assinatura:

 

5- Pontuação final (executado pela Comissão)

Item avaliado

Pontuação

1- Bolsas

 

2 - Produção científica

 

Pontuação total

 


ANEXO II

 

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

 

 

Nome do orientador:

 

Linha de pesquisa:

 

TÍTULO:

 

1. INTRODUÇÃO

 

2. OBJETIVOS

    2.1. Objetivo geral

    2.2. Objetivos específicos

 

3. PROBLEMA E RELEVÂNCIA DA PESQUISA

 

4. MATERIAL E MÉTODOS ou METODOLOGIA

 

5. RESULTADOS ESPERADOS

 

6. REFERÊNCIAS

 

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

 

Local:

 

Data:

 

____/____/2006

Assinatura:

Obs.: O pré-projeto deverá ter, no máximo, 10 páginas, com formatação A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5; margens 2,5 cm, formato PDF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II.1

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

 

 

Nome do Candidato:

 
 

NOTA FINAL:

 

 

Critérios para avaliação do pré-projeto

Valor

1

Adequação da proposta do pré-projeto à linha de pesquisa do orientador.

0,50

2

Todos os itens do pré-projeto foram apresentados (1. Introdução, 2. Objetivo geral e específicos, 3. Problema e relevância da pesquisa, 4. Material e métodos ou metodologia, 5. Resultados esperados, 6. Referências e 7. Cronograma de atividades) e a formatação está de acordo com as normas do Edital?

0,50

3

A Introdução apresentou o estado da arte do tema proposto?

1,25

4

A relevância da pesquisa deixa clara a importância do tema a ser estudado?

1,00

5

O pré-projeto deixa claro o problema da pesquisa?

0,50

6

Os objetivos são definidos de forma que possam ser mensurados e possíveis de serem executados no prazo máximo de 24 meses?

2,00

7

O material e métodos ou metodologia testam os objetivos propostos de maneira clara, apresentando o detalhamento necessário?

2,00

8

Os resultados esperados estão de acordo com os objetivos propostos?

0,50

9

As referências utilizadas estão coerentes com a proposta de pesquisa e dentro das normas da ABNT?

1,25

10

O cronograma apresentou as etapas necessárias para execução da pesquisa no prazo máximo de 24 meses?

0,50

TOTAL

10,00

 

ANEXO III

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO 2020

Atividades

Data

Horário e Local

Divulgação

20/12/2022 a 05/02/2023

http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/program

a/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “Notícias”)

Inscrições

De 06 a 15/02/2023

http://sigaa.unemat.br

 

Homologação das inscrições

A partir de 15/02/2023

http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/program

a/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “Notícias”)

Prazo para recurso das inscrições

Até 24 horas após divulgação do resultado

Por meio do e-mail: ppggeo@unemat.br

 

Resultado após recurso das inscrições

Até às 23h59 do dia 17/02/2023

http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/program

a/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “Notícias”)

Divulgação do resultado de avaliação do pré-projeto

A partir de 22/02/2023

http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/program

a/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “Notícias”)

Prazo para recurso dos pré-projeto

Até 24 horas após divulgação do resultado

 

Por meio do e-mail: ppggeo@unemat.br

 

Resultado após recurso dos pré-projeto

Até 48 horas após divulgação do resultado

http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/program

a/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “Notícias”)

Entrevistas e defesa do Pré-projeto

A partir de 27/02/2023

http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/program

a/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “Notícias”)

Divulgação do resultado final do Processo de Seleção

A partir do dia 01/03/2023

http://sigaa.unemat.br/sigaa/public/program

a/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=610 (na aba “Notícias”)

Matrículas dos aprovados

de 06 a 09/03/2023

 

Início do Semestre Letivo 2023/1

13/03/2023

 

 

 

Notícia cadastrada em: 22/12/2022 14:30
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