PEDAGOGIA WALDORF NA EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC: UM NOVO OLHAR
Educação Infantil. BNCC Educação Infantil. Pedagogia Waldorf.
Esta dissertação insere-se na temática Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. A pesquisa intitulada “A Educação Infantil na Pedagogia Waldorf e a BNCC: um novo olhar” teve como objetivo compreender as percepções dos professores de uma escola pública de Mato Grosso ao trabalhar a BNCC sobre os eixos estruturantes interações e brincadeiras, e sua contribuição para a formação integral da criança. Os objetivos específicos foram: compreender as percepções dos professores sobre interações e brincadeiras da BNCC e sua importância na Educação Infantil; comparar a Pedagogia Waldorf e a BNCC na Educação Infantil (2020) com a BNCC (2017), a fim de compreender como os eixos estruturantes são abordados nos documentos e em que pontos se aproximam ou se distanciam; e observar os momentos de interações e criatividade das crianças enquanto brincam. A pesquisa pautou-se na abordagem fenomenológica hermenêutica, com a utilização da pesquisa bibliográfica e de campo por meio de questionários semiestruturados realizados com os professores do Pré I e Pré II, além de observações e rodas de conversa e representação gráficas com os alunos do Pré II. O resultado da pesquisa contribui para uma reflexão sobre as ações pedagógicas cotidianas, demonstrando a importância das interações e brincadeiras na Educação Infantil para o desenvolvimento das habilidades essenciais nessa fase. A Pedagogia Waldorf contribui com o campo educacional, pois possibilita a consolidação da BNCC, promovendo uma pedagogia humanizada e significativa, com experimentações e vivências.