Banca de DEFESA: LUCIANA SARNO PAGLIARINI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA SARNO PAGLIARINI
DATA : 23/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala vídeo conferência do mestrado em Educação PPGEdu UNEMAT
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DA PEDAGOGIA WALDORF NO DESENVOLVIMENTO HUMANO - UM OLHAR PARA O RUBICÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia Waldorf. Práticas Pedagógicas. Desenvolvimento Humano. Crise Rubicão.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo a compreensão da influência das práticas da pedagogia Waldorf no desenvolvimento humano destacando o suporte para a crise do Rubicão. A intenção inicial foi de averiguar se essa proposta pedagógica traz respostas paras as necessidades sociais do surgimento de um novo modelo de ser Humano capaz de construir melhorias para o mundo a partir do fortalecimento do “Eu” através da realidade escolar. O contexto da pesquisa ocorreu em uma turma do 4ºano do Ensino Fundamental de uma escola Waldorf da cidade de Cuiabá no estado de Mato Grosso. Os sujeitos participantes são três professoras de classe, duas mães e três alunos, todos envolvidos com o processo do 4º ano. A coleta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, pois a pesquisa é do tipo qualitativa. O aporte teórico foi embasado na Antroposofia, ciência espiritual desenvolvida por Rudolf Steiner que fundamenta a pedagogia Waldorf. Suas obras: A arte da educação: o estudo geral do homem, uma base para a pedagogia (1988), O desenvolvimento saudável do ser humano(2008) A arte da educação II – Metodologia e didática no ensino Waldorf (1992), Contou-se com suporte de autores dentro dessa abordagem como Rosely Romanelli através de suas obras A Pedagogia Waldorf -Cultura, organização e dinâmica social ( 2017) e A Pedagogia Waldorf - formação humana e arte ( 2018); Rudolf Lanz Pedagogia Waldorf – Caminho para um ensino mais humano (2005 ); Bernard Lievegoed Desvendando o Crescimento (1994); Elaine Marasca: Saúde se aprende educação é que cura – Da Pedagogia Waldorf à Salutogênese (2009); Koepke A criança aos nove anos(2014); Tobias Richter Objetivo Pedagógico e Metas de Ensino de uma Escola Waldorf (2002); FEWB – Federação das Escolas Waldorf do Brasil – Para a estrutura do Ensino do 1º ao 8º ano nas Escolas Waldorf ( 1999). O embasamento metodológico foi guiado pela Fenomenologia Hermenêutica com a autora Viggiani Bicudo Fenomenologia – confrontos e avanços (2000) e Pesquisa qualitativa – Segundo a visão fenomenológica (2011). As contribuições da pesquisa evidenciam o fortalecimento de crianças envolvidas na crise do Rubicão a partir da vivência das práticas do currículo da Pedagogia Waldorf, revelando que o processo de escolarização promove saúde a partir do desenvolvimento de um “Eu” que se dirige para a auto-realização. Ainda revelou que essa pedagogia é eficaz a partir do desenvolvimento pessoal do professor que envolve alunos e famílias no processo. Constatamos que a experiência da escola Waldorf pode favorecer o surgimento de adultos sensíveis e atuantes para a transformação de uma nova realidade social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Interno - 83216001 - MARIA DO HORTO SALLES TIELLET
Externo à Instituição - TANIA STOLTZ - UFPR
Notícia cadastrada em: 13/09/2022 16:20
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