Banca de DEFESA: JAQUELINE INÊS BAVARESCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE INÊS BAVARESCO
DATA : 29/05/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Contribuição da neurociência na formação de professores: Um estudo bibliográfico


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência; Educação; Ensino; Aprendizagem. 


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica com objetivo de compreender a neurociência, em especial a neurociência comportamental, que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, destacando a importância dos processos cognitivos e emocionais na aprendizagem, e como sua contribuição enquanto ciência pode ajudar na formação de professores. Ao analisar a literatura especializada, este estudo explora como a compreensão dos princípios da neurociência pode informar e aprimorar a formação de professores, capacitando-os a desenvolver estratégias de ensino mais eficazes e personalizadas, como um elemento a mais na promoção de uma educação mais inclusiva, centrada no aluno e sensível às necessidades individuais dos estudantes. A partir do material coletado e analisado podemos observar que a neurociência pode contribuir também para a didática e a cristalização de conhecimentos de várias maneiras, além de melhorar na compreensão de como o cérebro humano processa, codifica e armazena informações, incluindo a aprendizagem como memória de curto e longo prazo, atenção, linguagem e resolução de problemas. Baseado na teoria consultada, pode-se dizer que os educadores podem desenvolver estratégias de ensino mais eficazes, utilizando técnicas de ensino que estimulam múltiplas áreas do cérebro, como aprendizagem baseada em projetos, ensino multimodal e abordagens de ensino personalizado que levam em consideração as diferenças individuais de aprendizagem. Para tanto, apresentamos a formação continuada destinada a professores a partir desse olhar teórico, indicando mais um instrumento possível dentro da complexidade que é o ensino e a aprendizagem. A revisão se apoiou nos seguintes referenciais teóricos:  artigos em bases científicas como LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde); SCIELO (Scientific Electronic Library Online); MEDLINE (Literatura Internacional de Ciências da Saúde); e em dissertações e teses na base do portal de periódicos da CAPES. O trabalho está estruturado em: conceito geral sobre o tema abordado; metodologia qualitativa, análises, discussão e reflexões a partir da coleta dos dados nas bases científicas supra citadas. Segundo Gil (2002), a abordagem qualitativa permite uma compreensão profunda e contextualizada dos fenômenos estudados, destacando-se pela flexibilidade e capacidade de explorar questões complexas e multifacetadas. A partir disso, podemos indicar que até o momento, esta nova ciência apresenta um importante olhar para ajudar a compreender a complexidade humana, e pode ser utilizado na educação como um instrumento teórico e prático para auxiliar no ensino e na aprendizagem.  Além disso se percebe pelos artigos até aqui consultados, que ainda é um campo a ser explorado, especialmente na educação. Sabemos que a aprendizagem é um processo complexo, biopsicossocial, e sempre historicamente contextualizado, e envolve processos múltiplos e diversos, afinal, educadores e alunos são seres em constante desenvolvimento e ressignificações. Por esta razão, tentamos trazer mais um elemento que pode auxiliar neste campo multifacetado que é a educação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Externa ao Programa - 136258002 - IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Externa à Instituição - MARIA DE FATIMA QUINTAL DE FREITAS - UFPR
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 09:14
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