Banca de QUALIFICAÇÃO: GILSON GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILSON GOMES
DATA : 22/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Hibrido (Unemat de Nova Mutum e Google Meet)
TÍTULO:

LAB QUÍMICA VIDRARIAS: APLICATIVO MÓVEL COM CONCEITOS DE VIDRARIAS DE LABORATÓRIO EM LIBRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química. Libras. Aplicativo. Alunos surdos. Inclusão.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

O ensino de química na perspectiva de inclusão dos alunos surdos é desafiador, pois, a linguagem peculiar da Química conta com carência de simbologia em Libras. E a inclusão de deficientes auditivos começa na sala de aula, com a escola assumindo o papel de integrador. Atualmente, os aplicativos móveis e as tecnologias digitais têm impactado significativamente a forma como a informação é produzida e compartilhada de maneira instantânea. Em decorrência desse avanço tecnologico, este estudo teve como objetivo desenvolver um aplicativo sobre as vidrarias de laboratório para o auxilio no ensino de alunos surdos. A seleção das vidrarias foi realizado a partir do material estruturado (apostilas) disponibilizado aos estudantes do estado de Mato Grosso, intitulado Novo Ensino Médio, onde apresenta conteúdos contemplando a BNCC. A animação da avatar Liah foi utilizado o Software Blender e Android Studio. O aplicativo construído durante essa pesquisa, apresenta os seguintes componentes: Tela de Apresentação, Tela de abertura, Apresentação da avatar Liah em Libras, Lista de vidrarias em português, Interpretação da Liah em Libras das vidrarias, Descrição da vidraria em português, Descrição da vidraria em L2, além de apresentar botões de navegação totalmente intuitiva para o melhor aprendizado do aluno surdo. O aplicativo foi avaliado por docentes de Química da DRE-Polo Matupá. Durante a entrevista, os professores apresentaram sugestões de melhorias do aplicativo, sendo a maioria voltada ao público ouvinte e não aos alunos surdos, foco do aplicativo.  O aplicativo apresenta potencialidade para auxiliar o processo do ensino de Química para alunos surdos, visto que a utilização de diferentes recursos pode favorecer a participação e o interesse dos estudantes nas atividades propostas, assim como colaborar para a compreensão dos temas explorados. Cabe aos professores explorar esta ferramenta em benefício de suas aulas e do aprendizado, principalmente dos alunos surdos, que se deparam com grandes barreiras no que se refere ao conteúdo apresentado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo ao Programa - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Externo à Instituição - MAYKER LAZARO DANTAS MIRANDA - IFTM
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 08:25
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1