Banca de QUALIFICAÇÃO: SÔNIA MARA ROGOSKI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÔNIA MARA ROGOSKI
DATA : 05/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/fex-bykf-cmk
TÍTULO:

EDUCAÇÃO SEXUAL NA BNCC NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Gênero; Sexualidade; Diversidade


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O estudo que aqui se apresenta é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT, considerando a contemporaneidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a presente investigação objetivou caracterizar possíveis meios para trabalhar em sala de aula sobre diversidade sexual e de gênero impulsionados pelo referido documento oficial. As bases teóricas da pesquisa foram documentos nacionais, como: PCN (BRASIL, 2001), BNCC (BRASIL, 2017), Constituição Federal (BRASIL, 1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Decreto n. º 6.094/07(BRAZIL, 2007); PNE (2014) além de produções (livros, artigos, dissertações, teses) voltadas para a gênero (LOURO, 2000;2008; 2013; BUTLER, 2017; LINS, MACHADO, ESCOURA, 2016), sexualidade (FOUCAULT, 2018), diversidade (LOURO, 2018), orientação sexual (BENTO, 2010; BRASIL, 1998; JESUS,2012). Seguindo o paradigma qualitativo, esta pesquisa se configura como uma análise documental, a produção dos dados realizou-se por meio de consulta em documentos/arquivos disponíveis em sítios do Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujos dados foram coligidos segundo pressupostos da Análise Textual Discursiva. A análise nos indicam que o documento oficial apresenta a sexualidade tão somente por meio de sua dimensão biológica, figurando ao lado de conceitos vinculados às infecções sexualmente transmissíveis e a gravidez. A diversidade de gênero, por sua vez, é silenciada ao longo do documento analisado, fato agravado pela superficialidade do tratamento dado à temática dos direitos humanos. Os resultados evidenciaram, ainda que, se faz necessário a devida interpretação da BNCC, pois o ensino sobre sexualidade em sala de aula no Ensino Fundamental, pode ser realizado de maneira interdisciplinar entre os componentes curriculares, ou de modo isolado em Ciências. Ressaltamos ainda sobre a importância da formação de professores, proporcionando trocas de experiências e construção de conhecimento com um olhar reflexivo para as práticas pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 956.474.908-59 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA -
Externo à Instituição - LEIRA FIGUEIREDO DE BARROS - SEDUC
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 08:11
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