Banca de DEFESA: MÊIRIOR LUÍS TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÊIRIOR LUÍS TORRES
DATA : 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT, Barra do Bugres-MT, Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM AnReQuim POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química; AnReQuim; Equilíbrio Químico; Balanceamento de Equações Químicas; Recurso Digital de Ensino.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Diante da atual realidade, no que tange a educação, pode-se dizer que as Tecnologias Digitais têm proporcionado muitas oportunidades, no sentido de ampliar as possibilidades das práticas de ensino dos professores, por meio de processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, criativos e interativos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar aspectos pedagógicos e técnicos, em situação de ensino, do objeto digital de aprendizagem (ODA) AnReQuim por estudantes do 3ª ano do Ensino Médio, buscando discutir as potencialidades para uso em situação de ensino e aprendizagem e aprimoramento dos aspectos pedagógicos e técnicos deste recurso no contexto dos processos de ensino e aprendizagem de Química. A presente pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual, localizada no perímetro urbano do município de Terra Nova do Norte-MT. No estudo utilizou-se da abordagem qualitativa, de caráter exploratória. Como procedimentos metodológicos de produção de dados, foi utilizada a pesquisa participante, concretizada via experimento de ensino. Devido a pandemia de Covid-19, a pesquisa aconteceu de forma remota, por meio de vídeo conferência. Os instrumentos de produção e coleta de dados utilizados foram: questionário, roda de conversa, observação com registros audiovisuais. Os dados foram organizados por agrupamentos que emergiram e analisados por indução analítica. Na realização dos estudos foram trabalhados os conteúdos equilíbrio químico e suas associações com abordagem teórica e balanceamento de equações químicas por tentativa e na resolução das atividades com o uso do anReQuim. As análises dos dados contribuíram para a constituição de três categorias: “O AnReQuim como mobilizador de conhecimentos de conceitos químicos”; “O AnReQuim como mediador dos processos de ensino e aprendizagem de conceitos químicos” e “O AnReQuim como recurso digital pedagógico para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos químicos”. As percepções e considerações dos estudantes mostram uma avaliação positiva do aplicativo. Em suas avaliações, os estudantes consideraram que o AnReQuim proporciona autonomia para uso; clareza em seus conteúdos; facilidade para a resolução das atividades; interação entre usuário e aplicativo; feedback automático e objetivo; desperta motivação para uso, entre outros aspectos. Os pontos apontados como negativos foi que algumas equações químicas são extensas e não aparecem por inteiro na tela para resolução; sair de uma determinada atividade que está sendo resolvida e, ao retornar, não ser mais a mesma equação química; como, também, a trilha sonora. Diante dos resultados apresentados, o AnReQuim, se mostrou um potencial recurso digital para o ensino de Química. Além disso, pode possibilitar ao estudante ser protagonistas do processo, pelo fato de ser um recurso que permite estudar fora do ambiente escolar e, em consequência, podendo favorecer a aprendizagem e a mobilização do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Externo à Instituição - GERALDO EDUARDO DA LUZ JÚNIOR - UESPI
Notícia cadastrada em: 09/05/2022 09:26
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