Banca de DEFESA: Daniela Silveira Rocha

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Daniela Silveira Rocha
DATA : 03/06/2022
HORA: 08:00
LOCAL: UNEMAT - BARRA DO BUGRES (ONLINE) MEET
TÍTULO:

ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2000 A 2021


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e Aprendizagem de Estatística; Estado do Conhecimento; Dissertações e Teses. Educação Estatística


PÁGINAS: 210
RESUMO:

Na presente pesquisa, objetivamos investigar e analisar as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) relacionadas ao Ensino e Aprendizagem de Estatística produzidas pelos programas de pós-graduação no Brasil, no período de 2000 a 2021. Desta maneira, a questão norteadora da pesquisa é: o que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Ensino e Aprendizagem de Estatística desenvolvidas no período de 2000 a 2021 no Brasil? Para a coleta de dados, realizamos um levantamento das dissertações e teses publicadas nas seguintes bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Metodologicamente, realizamos uma abordagem qualitativa, na modalidade do “Estado do Conhecimento”, o qual possibilita a compreensão dos estudos realizados a respeito do Ensino e Aprendizagem de Estatística, de modo quantificado e ordenado. O Corpus da Pesquisa foi constituído por 429 pesquisas, sendo 372 dissertações e 57 teses envolvendo a referida temática. Para a análise desse material, utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). A partir do levantamento e do processo de codificação dos dados brutos, conduziu-nos a definição de 22 Eixos Temáticos, os quais foram constituídos com base nas nuvens de palavras elaboradas a partir dos títulos das pesquisas e das palavras-chave. Após a codificação dos trabalhos segundo os eixos temáticos, buscamos estabelecer articulações entre eles para a constituição de seis Categorias de Análise: 1. Ensino e Aprendizagem de Estatística na Educação Básica; 2. Processos Formativos de Professores e o Ensino e Aprendizagem de Estatística; 3. Ensino e Aprendizagem de Estatística no contexto teórico-metodológico; 4. Ensino e Aprendizagem de Estatísticas e suas Inter-relações Disciplinares e Interdisciplinares; 5. Abordagens Metodológicas no Ensino e Aprendizagem de Estatística; 6. Conceitos envolvendo a Educação Estatística. A seguir, realizamos a e sistematização e análise interpretativa por meio do alinhamento entre os objetivos das pesquisas pertencentes a cada uma das seis categorias de análise configuradas no presente Estado do Conhecimento, o qual nos proporcionou compreensões e uma visão mais aprofundada e crítica do que já foi produzido e do que ainda precisa ser explorado nas pesquisas (dissertações e teses) envolvendo os processos de ensino e aprendizagem de Estatística no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - CASSIO CRISTIANO GIORDANO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 02/05/2022 11:00
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