Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVALDO BERNARDINO DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDVALDO BERNARDINO DE FARIAS
DATA : 18/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - E-mail institucional da UNEMAT.
TÍTULO:

IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: COM A PALAVRA OS GESTORES DE FORMAÇÃO DAS DRE/CEFAPROS - MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciência e Matemática; Ensino Remoto Emergencial; Tecnologia de formação continuada de professores.

 


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), influenciou o trabalho pedagógico dos gestores de formação da área da alfabetização da DRE/CEFAPRO, durante a pandemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus - 2 (SARS Cov – 2) nos processos formativos com professores que ensinam ciências e matemática. Para tanto, buscamos explicitar as experiências que foram vivenciadas por 15 (quinze) gestores de formação que atuam na área de alfabetização, em 15 (quinze) Diretorias Regionais de Educação de Mato Grosso – (DRE/CEFAPRO). Como aporte teórico esta pesquisa está fundamentada em autores que discutem o ensino remoto emergencial na formação continuada de professores. O estudo se apoiou metodologicamente no paradigma qualitativo, cujos procedimentos de produções de dados foram utilizados a análise documental realizadas em documentos públicos oficiais tais como: Leis, Medidas Provisórias, Decretos, Resoluções, Portarias, Instruções Normativas e Pareceres, disponíveis no Diário Oficial da União (DOU), Portal do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso (IOMAT), site da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e site do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE); Entrevistas semiestruturadas; Questionários estruturados e notas de campo produzidas durante a observação participante.  Para análise de dados utilizamos o método de indução analítica modificada. Os resultados parciais indicam que com este estudo há contribuições para com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – (SEDUC). Isso porque oferece subsídios para que consiga ter elementos que contribui com as discussões e reflexões em torno das políticas públicas, visem organizar ações formativas, tendo como base no reconhecimento das dimensões de uma formação sob a perspectiva pensada com os gestores de formação das DRE/CEFAPROS e as demandas emanadas das escolas. Resultados Parciais Nesta perspectiva, poderá até mesmo contribuir para o planejamento e elaboração de novas políticas voltadas para a formação continuada de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - NEIDE ARAÚJO CASTILHO TENO - UEMS
Notícia cadastrada em: 05/04/2022 16:35
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