Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ADRIANO TORRES DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO ADRIANO TORRES DA CUNHA
DATA : 29/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/ufk-pvoh-ovp
TÍTULO:

ANÁLISE DE NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Necessidades Formativas de Professores, Formação de Professores, Formação Permanente em Serviço, Ensino de Matemática.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Esta pesquisa teve o objetivo de estudar as necessidades formativas dos professores que lecionam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais situadas no município de Barra do Bugres. Metodologicamente, foi realizada uma investigação de abordagem quantitativa, com o método Survey (levantamento), em que os dados foram coletados por meio de um questionário online, com uso do Google Forms, aplicado a amostra de 20 Professores de matemática, num universo de 25. Os dados foram analisados com técnicas da Estatística Básica (representação gráfica, análise de percentual e análise de frequência). Os participantes da pesquisa foram convidados por e-mail e também por WhatsApp. Esta investigação foi conduzida com a seguinte pergunta: quais são as necessidades formativas dos professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais de Barra do Bugres, que sirvam de indicador para modelar uma proposta de formação continuada? Os resultados demonstram que os professores participantes da pesquisa apresentam necessidades de formação continuada, como resposta ao problema de pesquisa, que pode ser observado nos seguintes descritores que constituem indicadores de tais necessidades formativas: insatisfeitos com a formação continuada desenvolvida na escola (12); dificuldades de ensinar conteúdo matemático no 8 e 9 anos (f9 para cada); dificuldade de uso de RTD (softwares f19, aplicativos f17, lousa digital f17, gravação de videoaulas f17); método de Pedagogia de Projeto (f18); uso de Teoria de Aprendizagem (f16); produção de materiais didáticos (f18); produção de material didático adaptado (f19) e dificuldades em ensinar matemática a alunos com necessidades especiais (f20). Assim, entendemos que os aspectos evidenciados nesta pesquisa podem contribuir para nortear o planejamento da futura formação continuada dos professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental no município de Barra do Bugres-MT.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - ADELMO CARVALHO DA SILVA - UFMT
Notícia cadastrada em: 05/04/2022 16:35
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