Banca de DEFESA: ROSANI NONENMACHER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANI NONENMACHER
DATA : 16/04/2020
HORA: 19:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Programa PPGECM
TÍTULO:

Desafios atuais nas Práticas pedagógicas na educação sexual nos anos finais do ensino fundamental em Campo Novo do Parecis.



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: educação sexual, sexualidade, práticas pedagógicas




PÁGINAS: 141
RESUMO:

RESUMO

A sexualidade é um aspecto extremamente importante na formação humana e suas temáticas fazem parte do cotidiano de estudantes, sendo elas discutidas ou não dentro das escolas. Ser bem informado e orientado sobre esse assunto pode fazer toda a diferença na vida de crianças e adolescentes. O tema dessa pesquisa foi delimitado ao estudo das percepções dos professores de ciências nos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais situadas em Campo Novo do Parecis. Para isso objetivou-se  analisar sob a ótica dos professores de escolas públicas de Campo Novo do Parecis-MT como o tema “Educação Sexual” vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Dessa forma, o problema consiste em descobrir quais as percepções dos professores sobre a abordagem do tema Educação Sexual nas práticas pedagógicas do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas no município de Campo Novo do Parecis – MT. Buscamos, no processo investigativo, responder a problemática da pesquisa que consiste em compreender quais são as percepções dos professores sobre a educação sexual nas práticas pedagógicas do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental das escolas publicas de Campo Novo do Parecis. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, composto de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicada a nove professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Campo Novo do Parecis – MT. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicam que é viável e de suma importância a educação sexual nas escolas e que, apesar das dificuldades dos professores quanto ao conhecimento do tema, a formação continuada baseada na prática reflexiva pode ser uma possibilidade de suprir essa necessidade, constituindo-se os professores como grandes colaboradores na formação intelectual e humana dos indivíduos. 


 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Interno - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - SILVIA MARIA DOS SANTOS STERING - IFMT
Notícia cadastrada em: 13/03/2020 19:01
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1