Banca de DEFESA: LUCENI DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCENI DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 22/05/2024
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/bwf-zkfe-gzo
TÍTULO:

O ENSINO POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PONTES E LACERDA/MT 


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas/Alternativas

Professores de Matemática

Ensino Médio


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção dos professores acerca das Metodologias Ativas no Ensino de Matemática no Ensino Médio das quatro Escolas Estaduais de Pontes e Lacerda/MT. Teve como problemática saber quais os desafios e as potencialidades da utilização do ensino de matemática com as Metodologias Ativas nas escolas Públicas Estaduais de Pontes e Lacerda/MT. Na abordagem teórica, reportou-se aos princípios, propósitos e principais características das Metodologias Ativas nas práticas pedagógicas do professor, além de verificar a necessidade de sistematizar e aprofundar os trabalhos desenvolvidos de maneira a contribuir na melhoria do uso destas metodologias no ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. Para atingir os objetivos e responder o questionamento, a pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, com a produção de dados por meio dos planos de aula, questionários e entrevistas. Quinze professores disponibilizaram seus planos de aula, com um total de 431 planos analisados. Para o questionário, foram aplicadas 24 questões, das quais 16 professores responderam. Na entrevista, participaram 6 professores. Os resultados das análises dos planos de aula indicam que os professores têm desafios em relacionar suas práticas de ensino com as Metodologias Ativas. Os dados dos questionários apontaram, ainda, que questões como despertar o interesse dos alunos e saber qual metodologia mais adequada a utilizar dificultam a prática docente na utilização das Metodologias Ativas em sala de aula. Nas entrevistas, os professores abordaram sobre a necessidade da formação direcionada para as Metodologias Ativas, os desafios no costume tanto do professor quanto do aluno no método tradicional e sobre o material didático que os professores seguem não serrem flexíveis. Diante dos resultados da pesquisa, acredita-se que as Metodologias Ativas representam uma abordagem inovadora e eficiente no contexto educacional, no entanto se verificou grande dificuldade no conhecimento e entendimento quanto à sua aplicação. Assim, faz-se necessário formações específicas sobre as Metodologias Ativas, de forma que esta abordagem pedagógica potencialize o ensino e aprendizagem da matemática no contexto escolar e que possam ir ao encontro de especificidades de cada estudante com materiais didáticos, alcançando uma aprendizagem em favor da melhoria da qualidade da educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 117784002 - ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
Interna - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - MARCO AURELIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 09:13
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1