Banca de DEFESA: REGINNE MICHELLI SILVA IOCCA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINNE MICHELLI SILVA IOCCA
DATA : 22/05/2024
HORA: 15:30
LOCAL: BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

ENSINO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM VISTAS AO ALUNO TEA EM SINOP/MT


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo; Políticas Inclusivas; Formação Docente; Apoio Pedagógico.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

A presente pesquisa decorreu do seguinte questionamento: quais as percepções dos professores de sala de aula inclusiva, quanto às estratégias pedagógicas dos componentes curriculares de Ciências e Matemática, que podem contribuir no processo de aprendizagem inclusivo, com vista aos alunos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Educação Básica? Objetivando conhecer os impasses e desafios, dos professores, na prática do ensino de Ciências e Matemática para alunos da Educação Básica, com o olhar para o TEA e responder à questão norteadora, a pesquisa foi estruturada, por meio da abordagem qualitativa, inicialmente através da análise de documentos públicos (decretos, leis, normativas, etc.), aliada à revisão de literatura sobre a temática; em seguida, foi realizado um levantamento diagnóstico por intermédio do formulário online na Plataforma do Google Forms, para captar as percepções dos participantes, quanto ao ensino de alunos com TEA, as dificuldades na prática com estes alunos, bem como as estratégias didáticas e suas aplicações em sala. Os participantes são professores que atuam com as componentes curriculares de Ciências e Matemática, em sala de aula regular e de atendimento especializado, para alunos com TEA na Educação Básica, de redes de ensino pública e privada de Sinop/MT. Para análise dos dados produzidos, utilizou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), realizando a pré-análise e a interpretação dos dados obtidos, através das etapas: triagem, registro, organização, exploração do material e tratamento dos dados. A pesquisa pode auxiliar na compreensão do processo de ensino do aluno com TEA e na formação docente dos professores que experenciam uma sala de aula inclusiva, de modo a evidenciar as necessidades e desafios durante as práticas de Ciências e Matemática desenvolvidas em sala de aula regular. Após análise dos dados, evidenciou-se que, mesmo sendo um direito garantido ao aluno e assegurado por lei, muitas escolas não estão preparadas para a inclusão, que requer adaptações e estratégias distintas. É fundamental compreender o diagnóstico dos alunos, olhar para todos quanto ao seu jeito de sentir e agir, assimilando suas especificidades com práticas educativas que lhes favoreçam em todo o processo educativo. Nesta perspectiva, faz-se necessário continuidade aos estudos sobre a temática, com o desenvolvimento de materiais didáticos, oferta de cursos e oficinas para formação continuada, trabalhando com apoio pedagógico para famílias atípicas, com olhar voltando à inclusão do todo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interna - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Externa à Instituição - DÉBORA ERILÉIA PEDROTTI - UFMT
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 10:24
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